Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prédio do Cine Marrocos receberá a Secretaria de Educação e fará parte da Praça da Artes

Como parte do projeto de Revitalização do Centro, o prefeito Gilberto Kassab autorizou a declaração de utilidade pública do prédio do antigo Cine Marrocos, localizado na Rua Conselheiro Crispiniano. O local abrigará a sede da Secretaria Municipal de Educação e integrará a Praça das Artes.

O prédio, construído na década de 40, receberá 850 funcionários da Educação, desde o gabinete do secretário, órgãos centrais até os Conselhos Municipais de Educação, Alimentação e Fundeb. O saguão, que é tombado, será restaurado e utilizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura para atividades de trabalho de ambas as pastas, e ainda de cultura e artes. É nesta área que fica também o cinema, com capacidade para mil pessoas.

O objetivo do prefeito é aproximar a Secretaria da Educação do seu gabinete e também das demais secretarias, a fim de que as ações integradas sejam mais ágeis e eficientes. Além disso, ao compartilhar espaço com a Secretaria de Cultura, a Educação poderá desenvolver outras atividades conjuntas com a pasta.

De acordo com o secretário de Educação, Alexandre Schneider, a proposta do prefeito foi recebida com entusiasmo e permitirá à pasta da Educação participar deste grande projeto de revitalização do importante centro histórico de São Paulo. A expectativa da Secretaria é se mudar para o local no início de 2012.

"O hall de entrada do cinema, um espaço tombado e belíssimo, será aberto e integrado à Praça das Artes", explica o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil. Tanto o hall como a sala de cinema terão usos compartilhados pelas pastas.

O decreto de declaração de utilidade pública deverá ser publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (20).


Praça das Artes

A Praça das Artes irá recuperar a área conhecida como "quadra 27" - delimitada pela Avenida São João e pelas ruas Conselheiro Crispiniano e Formosa - que está atualmente degradada do ponto de vista urbanístico e arquitetônico. O projeto foi idealizado pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura, Marcos Cartum e desenvolvido pelo Escritório Brasil Arquitetura.

Além de transformar a atual configuração da quadra, a implantação da Praça resolverá um antigo problema do Teatro Municipal de São Paulo que, na ausência de um espaço próprio para os ensaios de seus corpos artísticos, realiza atualmente essas atividades em locais inadequados ou no próprio palco do teatro, reduzindo pela metade sua capacidade para receber espetáculos.
O novo pólo cultural servirá também como local de ensaio das orquestrais, corais, companhias de dança e do quarteto de cordas. E, também vai abrigar as escolas municipais de música e bailado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário