Assista nossos Programas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Empresas de alimentação assinam acordo para contratar alunos capacitados

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) assinaram, no último dia 20, acordo para a implantação de projeto-piloto pelo qual as empresas do segmento alimentício, ligadas à entidade, se comprometem a absorver os melhores alunos formados nos programas de capacitação profissional Planteq (Plano Territorial de Qualificação Profissional) e Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária).
Durante o evento, realizado no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Luz, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho ressaltou a importância da participação de entidades como a ANR e também de sindicatos da área de telemática, Sintelmark e Sintratel. "O exemplo deles incentivará outros sindicatos e empresas privadas a buscarem parcerias para capacitação de seus trabalhadores".
Para o presidente da ANR, Claudio Luiz Miccieli dos Santos, a parceria beneficiará tanto os trabalhadores quanto os empregadores. "Esta é a primeira vez que uma ação desse tipo é firmada com o poder público. O setor alimentício tem muitas dificuldades de conseguir profissionais para trabalhar nos restaurantes, por isso a qualificação é fundamental para o nosso setor", afirma Santos.
O secretário destacou a necessidade de motivar as pessoas a buscar qualificação. "Como é possível oferecermos 18 mil vagas para cursos gratuitos, pagando transporte e lanche, e apenas a metade dessas vagas ser preenchida? Dessa forma, convênios como esse garantem oportunidades para os melhores alunos, vão estimular as pessoas a investirem em seu aperfeiçoamento pessoal, profissional e intelectual", completou o secretário.

Precurssores
Em abril, os sindicatos da área de telemática foram os primeiros a abraçar a proposta de contratar alunos formados pelo Planteq e Projovem e estipularam cotas para cada empresa com uma reserva de 9 mil vagas. Essa ação é tripartite (governo, sindicatos e iniciativa privada). Outros sindicatos e empresas privadas interessadas em participar podem entrar em contato com a Semdet ou, ainda, com departamento de Captação de Vagas do CAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário