Assista nossos Programas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Formandos expõem projetos desenvolvidos no 'Repórter Comunidade'

No último sábado, 19, foi realizada a formatura da primeira turma do projeto Repórter Comunidade na Incubadora de Projetos Sociais, no bairro do Cambuci. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Participação e Parceria junto com a Empresa NET, por meio do NET Comunidade, do Instituto Asas e da ONG Cidade Escola Aprendiz.

Os alunos fizeram durante cinco meses oficinas de vídeo, mídias digitais, fotografia, redação e edição de textos, atividades que o projeto NET Comunidade oferece. Todo o aprendizado rendeu um jornal impresso, chamado O Repórter Cambuci, e também um blog com vídeos, fotos e reportagens sobre o bairro. Durante o evento, os oito homenageados puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

Embora reduzida, a turma, bastante heterogênea, contribuiu para o sucesso do projeto. "Temos aqui a visão do urbanista, preocupado em como a ocupação se dá nesse canto tão antigo e cheio de histórias da Cidade; do artista, que vê nas manifestações de arte de rua seu espelho; e do lirismo daquele que usa o recurso das cores e dos grafismos para fazer poesia a um espaço que muitas vezes fica à mercê do lixo e trata com violência seus moradores. Uns primam pelo detalhe, outros buscam nos grandes planos o palco para suas imagens", descreve Walter Craveiro, fotógrafo e educador do Instituto Asas.

O Repórter Comunidade tem como proposta formar uma agência de notícias em prol do Cambuci, destacando os problemas e sugerindo soluções para as necessidades do bairro. O projeto pode ser visto como um sistema de incentivo a responsabilidade social, educacional e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário