Assista nossos Programas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Xilografias e telas são as novas atrações da Passagem Literária da Consolação

A Passagem Literária proporciona mais de uma apreciação artística aos visitantes durante o mês de julho. Até o dia 31, é possível conferir exposições simultâneas de xilogravuras e pinturas, que representam, respectivamente, a natureza e a dinâmica da Cidade.
Na vitrine, o artista Paulo Camillo Penna apresenta Pélago, série de imagens reproduzidas pelo processo de gravação em relevo, que utiliza a madeira como base, denominadas xilogravuras. A mostra traz figuras inspiradas no texto mitológico "Dilúvio", das Metamorfoses de Ovídio - uma das obras mais conhecidas e influentes do poeta latino nas artes.
As xilogravuras constituem cenas compostas por formas estruturais como nuvens, rios e mares, chuva e arco-íris, que são reproduzidas em quadros do tamanho aproximado de uma pessoa. As impressões expostas remetem a passagens do texto e ao movimento das águas, que permitem o encadeamento gráfico, possibilitando uma narrativa por meio das justaposições das imagens.
"O trabalho espelha o rio na cidade, nos fazendo considerar, em nossos percursos, a sua presença e traz por meio de metáforas do dilúvio e pela ocupação dos arredores dos rios a possibilidade de uma reflexão sobre nossa relação com a cidade, com sua história, povoamento e geografia", elucida Penna.
Na parede oposta à vitrine, O soluço da informação reúne cinco pinturas confeccionadas sob a técnica de acrílica sobre telas de 1,75m - arte contemporânea que combina o orgânico e o eletrônico para representar o grande fluxo e velocidade de informações que acaba por gerar uma pane, a exemplo do que acontece na cidade de São Paulo, como explica o autor Caio Moraes.
As exibições são organizadas pela Associação Via Libris de Livreiros, que cuida dos acervos cultural e literário do ambiente, com o apoio da Subprefeitura Sé.

Serviço:
Exposições Pélago e O soluço da informação
Data: Até 31 de julho.
Local: Passagem Literária da Consolação - Rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (Metrô Paulista).
Horário de funcionamento da Passagem: das 7h às 22h (de segunda a sexta-feira) e 10h às 22h (sábados, domingos e feriados).
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário