Assista nossos Programas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uso e armazenamento de remédios exigem cuidados

Jamais se deve ingerir medicamento sem água ou guardá-lo no banheiro, alerta Secretaria de Estado da Saúde

O uso indevido de medicamentos afeta diretamente a saúde das pessoas. Por isso, além de só tomar medicação com prescrição médica, é muito importante ter cuidado na hora de armazenar e ingerir o remédio. A Secretaria de Estado da Saúde formulou dicas sobre maneiras corretas para a ingestão e a guarda de medicamentos.
O remédio que não é ingerido corretamente tem seu efeito alterado e pode até perder sua eficácia sobre a doença, prejudicando muito o tratamento médico.
Os medicamentos orais possuem várias apresentações. Podem ser sólidos orais (comprimidos, comprimidos sublinguais e efervescentes), sólidos revestidos (comprimidos revestidos), cápsulas (gelatinosa mole e dura) e líquidos orais.
O comprimido sólido é aquele sem nenhum tipo de revestimento, com aparência áspera. Os revestidos são os que recebem uma cobertura com solução de revestimento onde a medicação está protegida contra algum tipo de degradação (luz, umidade etc.). As cápsulas gelatinosas podem ser encontradas na forma mole e dura e o medicamento encontra-se dentro da cápsula.
Os líquidos são divididos em três categorias: xarope, solução e suspensão. Neste caso a recomendação é que, quando o líquido for suspensão, deverá ser agitado antes da ingestão, pois a medicação fica suspensa na solução líquida.
Os comprimidos sublinguais são aqueles que devem ser colocados embaixo da língua, sem nenhum tipo de líquido. Deve-se apenas aguardar o derretimento da substância que irá diretamente para a corrente sanguínea.
Além destes, existem os comprimidos efervescentes, aqueles que devem ser dissolvidos na água antes de sua ingestão. Importante, neste caso, é aguardar que o medicamento finalize sua dissolução para iniciar a ingestão.
Todos os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água, exceto os sublinguais. As exceções são aquelas indicadas pelo próprio médico que receitou a medicação. A água é o líquido mais indicado, pois não altera a ação terapêutica do medicamento. O medicamento nunca deverá ser ingerido com bebida alcoólica.
A importância de se tomar o medicamento com água é devido ao tempo que o produto leva para chegar ao trato gastrointestinal. Quando se faz a ingestão sem a água o comprimido inicia sua degradação antes do previsto, o que faz perder a sua eficácia.
“É muito importante que as pessoas tenham a consciência de ingerir e armazenar corretamente os medicamentos. Só assim é possível garantir a eficácia do produto para qual foi indicado”, afirma Adivar Cristina, farmacêutico e diretor industrial da Furp, Fundação para o Remédio Popular, laboratório oficial da Secretaria.
Além de ingerir corretamente também é muito importante que os medicamentos sejam armazenados de maneira adequada. Jamais devem ser guardados no banheiro, por conta da umidade, que altera as condições do comprimido. Também não se deve guardá-los no porta-luvas dos carros, onde há calor excessivo, nem deixá-los expostos ao sol e à luz.
“Os medicamentos podem ser levados em bolsas e mochilas, desde que armazenados em suas embalagens originais, ao abrigo da luz e sem calor excessivo”, completa o farmacêutico.
Em caso de dúvida, procure sempre o médico que fez a prescrição do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário