Assista nossos Programas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Kassab participa da inauguração da São Paulo Escola de Teatro na Praça Roosevelt

Nesta quarta-feira (29) São Paulo ganhou mais uma escola voltada para formação de profissionais das artes cênicas. Com área de cerca de 1,7 mil m2, a sede da São Paulo Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco foi inaugurada pelo governador Alberto Goldman, pelo secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo e pelo prefeito Gilberto Kassab. Localizada em um dos pólos artísticos mais importantes da Capital, a Praça Franklin Roosevelt, a es



cola simboliza também um passo importante para a revitalização do local.

"Esta escola faz parte de um contexto maior que é a recuperação da área central de São Paulo e também da Praça Roosevelt. As obras da praça já foram iniciadas e o próximo passo é recuperar os equipamentos do entorno e atrair o maior número de atividades", disse Kassab.

Ao todo a São Paulo Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco oferece 980 vagas por ano. São 200 para os cursos regulares de artes cênicas e 780 para os 26 cursos de Difusão Cultural que permitem o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais de São Paulo, interior do estado e estrangeiros. Os cursos regulares são de iluminação, técnicas de palco, cenografia, figurino, atuação, direção, dramaturgia, humor e sonoplastia. As atividades do ano letivo de 2011 estão previstas para 22 de fevereiro.

A nova sede está situada ao lado do espaço de apresentação do grupo teatral Os Satyros. O imóvel, que anteriormente estava abandonado, foi totalmente reformado e adequou os espaços com a demolição de lajes para atender as necessidades dos cursos de cenografia. Em 2010, primeiro ano letivo da São Paulo Escola de Teatro, as aulas aconteceram nas dependências da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no bairro do Brás.

No subsolo foi criado um depósito para os materiais cenográficos, área de serviço, sanitários e zeladoria. No térreo o público tem acesso ao teatro com capacidade para 96 pessoas e no piso superior a um café, com recepção e área de convivência. Nos pisos superiores ficam salas de aula, auditório, espaço de exposições, biblioteca, camarins, ateliês, vestiários e áreas para ensaio.

Durante a cerimônia, Goldman e o secretário de estado de Cultura ressaltaram a importância da escola para a revitalização da Praça Roosevelt. "Nesta escola juntamos cultura e revitalização de uma área. É assim também quem tem sido feito em outros países. Esta região é importante para a cidade como um todo e por isso é essencial que a gente afaste a deterioração, tornando-a adequada para morar e para o entretenimento", afirmou Goldman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário