Assista nossos Programas

sábado, 8 de janeiro de 2011

COMPLEXO CULTURAL PRAÇA DAS ARTES SERÁ ENTREGUE AINDA EM 2011

Obras da 1ª fase do complexo cultural Praça das Artes devem ser concluídas até o fim de 2011, sinaliza Kassab

Após vistoriar os 28,5 mil m² do conjunto, o prefeito se mostrou otimista com o andamento dos trabalhos

Fotos de João Luiz/Secom

O edifício de 11 andares que receberá os corpos artísticos do Teatro Municipal ficará instalado com frente para a rua Formosa
A primeira fase das obras do futuro complexo cultural Praça das Artes deverá estar concluída ainda neste ano. O antigo prédio do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, que abrigará o Museu do Teatro Municipal e será incorporado ao projeto para receber a futura Escola de Música e Dança, tem previsão para estar totalmente restaurado até o final de 2011. Nesta quinta-feira (6), o prefeito Gilberto Kassab vistoriou os 28,5 mil m² do complexo e mostrou otimismo com o andamento dos trabalhos.

"Está é uma obra muito importante para a Cidade. Ela vem ao encontro do nosso programa de recuperação do Centro. Uma recuperação com qualidade, pois se dá com equipamentos novos e veiculados à Cultura. Esperamos realizar as primeiras inaugurações ainda no início de 2012. Essa é a meta", afirmou Kassab.

O prédio do antigo Conservatório será completamente restaurado e servirá de espaço para apresentações de câmara. A Praça das Artes também prevê a construção de prédios novos, como é o caso do Centro de Documentação e o edifício que abrigará as escolas de dança e música, o que proporcionará uma formação complementar. "A Praça das Artes vai permitir a especialização de milhares de pessoas, fazendo com que tenhamos a oportunidade de fazer muitos eventos culturais. Nós estamos realmente bastante otimistas", apontou o chefe do Executivo Municipal.

Acompanhado dos secretários municipais Carlos Calil (Cultura), Elton Santa Fé (Infra-Estrutura Urbana e Obras) e Rubens Chammas (Planejamento, Orçamento e Gestão), o prefeito destacou que a Praça das Artes integrará todos os corpos artísticos do Teatro Municipal graças à construção de um prédio de 11 andares. "Nós teremos a oportunidade de fazer uma complementação das atividades realizadas no Teatro Municipal", assinalou Kassab.

Com a finalização das obras do novo edifício, os corpos artísticos realizarão os ensaios em salas que reproduzem as dimensões do palco do Teatro Municipal. A construção abrigará salas para receber a Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Quarteto de Cordas de São Paulo e o Coral Paulista.

O complexo

O complexo cultural Praça das Artes estará localizado no quarteirão atrás do Teatro Municipal de São Paulo, formado pelas ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa, avenida São João, praça Ramos de Azevedo e terá o formato de um T. O projeto foi idealizado pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura, Marcos Cartum, em parceria com os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura.
O conjunto de construções propostas para a composição da Praça das Artes é dividido em três módulos. Além do módulo dos corpos artísticos (que será voltado para a rua Formosa) e das escolas (situado nas imediações da avenida São João), haverá o do estacionamento, com capacidade de mais de 200 vagas, cujo acesso se dará pela rua Conselheiro Crispiniano.

O custo de implantação da Praça das Artes é de aproximadamente R$ 120 milhões. Os recursos investidos na obra são oriundos do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O consórcio Construcap-Triunfo, responsável pelas obras, iniciou os trabalhos, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (SIURB), em maio de 2009.


O prefeito Gilberto Kassab vistoriou nesta quinta-feira (6) as obras no complexo cultural Praça das Artes


O módulo do estacionamento no complexo Praça das Artes terá capacidade para mais de 200 veículos


O antigo prédio do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo está sendo totalmente restaurado


O edifício de 11 andares que receberá os corpos artísticos do Teatro Municipal ficará instalado com frente para a rua Formosa

No momento, o conjunto de obras está com cerca de 95% da escavação e contenção concluídas, 60% das demolições concluídas, 80% das fundações concluídas e 25% da estrutura em concreto arquitetônico concluídas. O conjunto deve ser totalmente entregue à população paulistana em meados de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário