Assista nossos Programas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ministra Ana de Hollanda reabre Biblioteca Mário de Andrade em SP

Evento integra eventos comemorativos dos 475 anos da capital

 A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, estará presente nesta terça-feira (dia 25), às 15h, na reabertura da segunda maior biblioteca do Brasil, a Mário de Andrade, em São Paulo, e na apresentação musical da Orquestra Sinfônica Municipal, às 18h, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros. Os eventos fazem parte da celebração dos 457 anos da cidade.

A modernização e restauro completo da Biblioteca foram iniciados em setembro de 2007. Com a reabertura, mais de 327 mil exemplares da coleção geral - 51 mil deles, considerados raros ou especiais - estarão novamente à disposição para consultas.
A primeira etapa da atualização da biblioteca foi concluída no primeiro semestre de 2010 e permitiu a reabertura da seção Circulante, em julho do mesmo ano. Entre julho e dezembro passados, a seção recebeu 89.540 pessoas e emprestou mais de 21 mil obras. No espaço da Circulante, encontram-se, além da coleção de 42.525 obras disponíveis para empréstimo, as coleções São Paulo e de Referência e uma amostra da Coleção ONU.

A Praça Dom José Gaspar, onde está localizada a biblioteca, também foi revitalizada e recebeu um novo projeto paisagístico. Foram implantados um deck de madeira como extensão da área de leitura externa da biblioteca; piso portátil para passeio, voltado a pessoas portadoras de deficiência visual, e novos gradil da praça e orla de concreto.

Nos próximos meses será oferecido como principal atividade o ciclo “São Paulo: seus povos e suas músicas”, para celebrar a diversidade cultural da cidade de São Paulo por meio de encontros semanais que vão tratar dos diferentes grupos de imigrantes. Os encontros consistem de palestras de especialistas e apresentações musicais.

Serviço:
Reinauguração da Biblioteca Mário de Andrade, com a participação da ministra da Cultura Ana de Hollanda
Às 15h
Rua da Consolação, 94 – Centro (próximo das estações Anhangabaú e República do Metrô).

Nenhum comentário:

Postar um comentário