Assista nossos Programas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Nova exposição da Passagem Literária comemora o centenário do Teatro Municipal

Mostra fotográfica gratuita traz, até o final de janeiro, cronologia e personalidades que fizeram parte da história do Teatro

A Passagem Literária abre a programação de 2011 com uma homenagem ao centésimo aniversário do Teatro Municipal de São Paulo. A mostra de imagens Centenário do Teatro Municipal de São Paulo, organizada pela Associação Via Libris, que mantém um sebo de livros e cuida da manutenção e do acervo cultural do espaço em parceira com a Subprefeitura Sé, é a décima segunda do curador Dario Bueno no local.
A série fotográfica especial sobre o Teatro apresenta, a partir deste final de semana, a cronologia e os personagens que marcaram a época incipiente do equipamento e o tornaram um dos principais postais da cidade. São 160 gravuras divididas em 40 painéis na vitrine e na parede, que mostram desde o terreno em que foi construído, o trabalho dos engenheiros e arquitetos do escritório F.P. Ramos de Azevedo e Cia, responsáveis pela idealização, à estréia do Teatro e seu entorno, como o Viaduto do Chá, ainda sobre as águas do rio Anhangabaú.

Um outro bloco ilustrativo destaca as personalidades que fizeram história no Municipal e no país, durante o movimento cultural modernista em 1922, período em que a cenografia se constituía essencialmente na arte da pintura. Entre elas cenógrafos (Romolo Lombardi), autores (Alfredo Mesquita) e companhias teatrais (Sebastião Arruda e Procópio Ferreira).

A exposição pode ser conferida das 7 às 22 horas durante a semana e das 10h às 22 horas aos sábados e domingos e feriados.

História do Teatro Municipal

Com a perda em incêndio, em 1898, do Teatro São José, na Praça João Mendes, a Câmara Municipal aprovou o projeto de Gomes Cardim para a construção de um novo teatro. O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a edificação em 1903, que foi considerada arrojada para a época. A obra realizada em oito anos, recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII.

Considerado cartão-postal da cidade de São Paulo, o Teatro Municipal já foi palco de importantes manifestações artísticas, como a Semana de Arte Moderna de 1922. Hoje, além de oferecer ao público óperas, concertos e espetáculos de dança, o Teatro é a sede da Orquestra Sinfônica Municipal, do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e dos Corais Lírico e Paulistano. O calendário de eventos traz nomes brasileiros e internacionais, sempre valorizando o trabalho de seus próprios conjuntos.

O Teatro será reaberto esse ano, após passar por obras de restauração desde 2008. O novo reparo contempla elementos do prédio que não foram feitos na última reforma, entre 1986-1991.

Serviço
Exposição em homenagem ao centenário do Teatro Municipal
Local: Passagem Literária da Consolação
Data: Até 30 de janeiro

Horário de funcionamento da Passagem: das 7h às 22h (de segunda a sexta-feira) e 10h às 22h (sábados, domingos e feriados)
Endereço: Rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (Metrô Paulista)
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário