Assista nossos Programas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Para o ano que se inicia, nada de ronco e dentes amarelados

O especialista Dr. Ismael Marques Novo dá dicas importantes de como tratar o ronco e ficar com um sorriso bonito e saudável

Ano Novo e é hora de começar a se programar. Para quem tem problemas com ronco, o sorriso clarinho não está acontecendo, o Dr. Ismael Marques Novo, cirurgião-dentista, especialista em Periodontia, trata desses problemas.
O Ronco atinge mais de 30% das pessoas, alterando a convivência com o cônjuge, que muitas vezes chegam até mesmo a se separarem, ou dificultando o convívio com os amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de brincadeiras. Em alguns casos, incomoda até mesmo as pessoas que dormem em outros cômodos da casa.

O Ronco é o primeiro sinal que o organismo dá de que existe alguma coisa errada com a respiração durante a noite. É causado pela vibração dos tecidos da garganta, em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam. A obesidade, a respiração bucal e o uso de cigarro e álcool agravam o problema do ronco. Se não tratado, pode evoluir para a chamada Apnéia do Sono, parada respiratória que ocorre durante o sono e que pode ocasionar sérios problemas à saúde como hipertensão, enfarte do miocárdio e AVC (derrame), e ainda outros, como o risco de sofrer acidentes automobilísticos, devido a perda da qualidade do sono, além dos transtornos sociais e psicológicos.

Segundo o Dr. Ismael Marques Novo, o ronco e a apnéia do sono podem ser tratados com aparelhos bucais, que avançam a mandíbula e impedem que a língua obstrua a passagem do ar na garganta. O ronco faz com que a pessoa durma mal e não tenha o chamado sono reparador. Por este motivo, as pessoas que roncam têm a impressão de não terem dormido direito durante à noite e, no dia seguinte, ficam sonolentas e indispostas.
Os aparelhos orais são uma das melhores opções de tratamento, porém a avaliação odontológica do paciente é muito importante. Deve apresentar saúde periodental e articular para que o uso do aparelho seja seguro", afirma Dr. Marques.

Para quem ronca, essa é uma alternativa para evitar a cirurgia. É uma prática rápida e eficiente, confortável e com custo relativamente baixo.

Dentes amarelados também é outra preocupação das pessoas, que perdem a auto-estima e até podem ficar com vergonha de sorrir e ter problemas de relacionamento interpessoal por causa disso. "A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a auto-estima dos pacientes e contribuir para o seu sucesso", afirma Dr. Marques.

Através do sorriso se conquista amigos, pode-se acabar com uma discussão, conseguir um emprego e até melhorar o dia de alguém. Mas, como sorrir quando os dentes estão escurecidos?

O Dr. Ismael Marques Novo explica que com o clareamento dentário, além das manchas desaparecerem, o processo elimina bactérias e promove a desinflamação da gengiva, já que o gel clareador contém substâncias que também desinfetam, limpam e descontaminam os dentes.

As principais técnicas de clareamento existentes são o doméstico assistido, o com luz - que pode ser o laser - e a mista. O clareamento doméstico é realizado pelo paciente em casa e supervisionado pelo dentista. No laboratório é feita uma moldeira personalizada de silicone que serve para colocar o gel, e todos os dias o paciente passa um tempo que varia de 30 minutos a 8 horas, determinado pelo dentista, com o gel em contato com os dentes.

O procedimento a laser é feito no consultório e o gel utilizado tem a concentração mais elevada de peróxido de hidrogênio, assim o resultado é mais rápido. Geralmente, esse procedimento é usado para quem tem pressa com o resultado.

Já, na técnica mista, primeiro é aplicado o gel de concentração alta no consultório e depois sob a supervisão do dentista complementa-se com o uso da moldeira em casa com o gel de baixa concentração, até obter o branco desejado. "Essa técnica de moldeira no consultório é para evitar o uso por tempo indevido de gel de alta concentração, que pode acarretar queimaduras nas gengivas e sensibilidade. O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente", declara o Dr. Marques.

As Facetas de Resina também são recomendadas para pacientes com forte manchamento dentário, em que o clareamento não alcançou um bom resultado, fechamento de diastemas e na correção de mal posicionamento dentário.

Segundo o Dr. Ismael Marques Novo, resina é um material branco que pode ser colorido, de acordo com os dentes naturais do paciente. Esse material é aplicado no dente e esculpido para cobrir ou substituir a área com problema. O material é então endurecido com um aparelho fotopolimerizador.

As facetas de resina não desgastam o dente natural, possuem uma alta qualidade estética e podem ser realizadas na mesma sessão. "As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis, quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas, que podem ter a cor dos dentes originais, esclarece o Dr. Marques.

Está comprovado que bom humor e otimismo faz bem à saúde. O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita, principalmente quando os dentes são bonitos e saudáveis.

Clínica Odontológica - Dr. Ismael Marques Novo
Cirurgião-dentista especialista em Periodontia
Endereços: Rua Horácio Scrosoppi, 211 - São Paulo - SP
Rua Itapeva, 240, cj. 608, Bela Vista - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2281-8787
Email: dentist@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário