Assista nossos Programas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mostra comemora os 20 anos do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo

Há duas décadas, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) abre suas portas aos trabalhos de jovens e talentosos artistas por meio de seu Programa Anual de Exposições. Todos os anos, mostras coletivas mapeiam e apresentam ao público as novas propostas. Até 13 de fevereiro, uma retrospectiva conta os melhores momentos da história do programa, revela a trajetória de 23 artistas participantes e apresenta um panorama da produção contemporânea.

Na comemoração dos 20 anos do Programa de Exposições CCSP, cada artista expõe um trabalho da época em que participou do projeto e um trabalho atual. É assim mostrado o desenvolvimento artístico de cada um, com permanências e mudanças nos aspectos formais e temáticos. Entre os artistas estão Rosângela Rennó, Marco Buti, Vânia Mignone, Eduardo Coimbra, Lúcia Koch, Tatiana Blass, Cinthia Marcelle, Amilcar Packer e Wagner Malta Tavares. Muitos dos trabalhos mais atuais são inéditos em São Paulo.

Com quatro pavimentos e uma área de 46.500 m², o CCSP consolidou-se, ao longo dos seus quase 30 anos de história, como um espaço aberto a produções experimentais e um ponto de encontro de artistas. "Foi ótimo poder expor em um lugar importante, com muita visibilidade e procurado tanto por especialistas como pelo público em geral", comenta Wagner Malta Tavares, que em 2001 participou do Programa de Exposições. "Abriu portas para o público e para o mercado de arte, inclusive em galerias", completa.

Freqüentador do Centro Cultural, Wagner relata que é um prazer voltar a expor no espaço. A obra Novelo Laranja (2001), composta por blocos de gesso e lã, hoje está reinstalada atravessando o vão livre do CCSP. Para acompanhá-la, está a obra Mesa (2009), feita com balões de lurex e exaustores industriais.

A exposição é gratuita e está aberta ao público no Piso Flávio de Carvalho do Centro Cultural São Paulo, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Além da mostra, as comemorações dos 20 anos do programa incluem a publicação de um catálogo e da página eletrônica http://www.centrocultural.sp.gov.br/EXPO20anos, em que estão disponíveis imagens das obras, depoimentos e entrevistas.



O programa

Considerado o projeto mais sólido do CCSP, para muitos dos artistas participantes o Programa de Exposições é o pontapé inicial em uma carreira profissional de sucesso. As mostras são integradas por selecionados em edital e alguns convidados. Uma comissão, formada por três profissionais da área de artes visuais, escolhe os portfólios mais interessantes. Há tanto a possibilidade de expor obras já criadas quanto o convite a experimentar em novos trabalhos. A ousadia e a inovação são muito bem-vindas.

Para a programação de 2011, já estão definidos os 18 selecionados, que receberão um auxílio de R$ 2.700 cada um. Este ano, a comissão de seleção é composta pela artista Carmela Gross, pela historiadora Valéria Piccoli e pelo crítico de arte Fernando Cocchiarale, além do diretor do CCSP Ricardo Resende e do curador de Artes Visuais do CCSP, José Augusto Ribeiro. A novidade desta edição é uma programação de encontros e atividades entre os artistas selecionados.

No fim de cada ano, dentre todas as obras expostas, quatro são selecionadas para o Prêmio de Aquisição para a Coleção de Arte da Cidade, passando a integrar o acervo artístico municipal. Os artistas, escolhidos por uma comissão de jovens críticos e representantes da administração municipal, recebem R$ 4.500 pela compra da obra. É oferecida, também anualmente, uma bolsa para residência artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário