Assista nossos Programas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MUTIRÃO DA CIDADANIA NO CENTRO

Rede Social do Centro realiza a segunda edição do evento, em 12/02, na Praça Princesa Isabel; Entre os serviços gratuitos oferecidos estão a emissão de documentos como R.G, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, orientação e avaliação médica e suporte jurídico e de assistência social
São Paulo, 11 de fevereiro de 2011 - Neste sábado 12/02, a partir das 10 horas, a Rede Social do Centro fará da Praça Princesa Isabel o cenário do II Mutirão da Cidadania no Centro, iniciativa que conta com o apoio dos setores público e privado para oferecer serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, social e cultura destinados à população em geral.

O Mutirão, que no ano passado realizou cerca de 5.400 atendimentos efetivos, pretende dobrar este número em sua edição 2011. Para atingir a meta, o evento conta com a participação de entidades como Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria da União e do Estado, Juizado Especial Federal, Justiça Federal, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Secretaria Municipal do Trabalho, INSS, Cruz Vermelha, Sesi, Caixa Econômica Federal e Igrejas e Missões Sociais Cristãs da região central, entre outros, reunidos nas 32 tendas localizadas na Praça.

O objetivo é oferecer serviços de orientação e apoio ao cidadão tais como emissão de documentos, direcionamento de vagas de emprego, registro de denúncias policiais, aconselhamento jurídico e atendimentos médico, psicológico e espiritual, disponibilizando inclusive, vagas em centros de recuperação para moradores de rua e viciados em drogas. Para tanto, mais de 400 voluntários estarão mobilizados para auxiliar a população no encaminhamento para as áreas de atendimento.

“Um dos focos principais do Mutirão é garantir que as pessoas tenham acesso gratuito neste dia a serviços diversos, englobando as áreas jurídica, de previdência social e saúde, além de oferecer oportunidades de reinclusão na comunidade àqueles que desejam este apoio, mas não sabem por onde começar. O Mutirão oferecerá, assim, a estrutura necessária para que em um mesmo ambiente seja possível encontrar uma gama de soluções”, comenta Daniel Checchio, coordenador geral do Mutirão da Cidadania no Centro. “Desta forma abrimos novos caminhos a essas pessoas que se encontram em dificuldades e precisam do apoio do poder público e de associações comunitárias”, ressalta.

A ação terá ainda intensa programação cultural dedicada a crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades lúdicas e de recreação, apresentações de teatro e shows de hip hop, samba, rock e gospel ao longo de suas oito horas de duração.

O Mutirão da Cidadania no Centro é uma iniciativa realizada pela Rede Social do Centro em parceria com Fecomércio, Hospital Sírio-Libanês, Subprefeitura da Sé, Secretaria Municipal de Saúde, SMADS, Conseg, Projeto Centro Legal, Secretaria da Segurança Publica, Cruz Vermelha Brasileira, Procuradoria Geral da República - SP, Ministério Publico Estadual, INSS, Justiça Federal, Comunidade Evangélica do Bixiga, Consórcio Nova Luz, Porto Seguro, Clinica Veredas, Comunidade Terapêutica Reviver, Primeira Igreja Batista de São Paulo, Missões Cristãs do Centro, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, Igreja da Família, Sabesp, SP Turis.
Serviço:

IIº Mutirão da Cidadania no Centro
Quando: 12 de Fevereiro de 2011
Horário: das 10 às 18 horas
Local: Praça Princesa Isabel – centro de SP


A Rede Social do Centro nasceu do anseio de um grupo de pessoas em maio de 2010, reunidas em um hotel no centro de São Paulo que, inicialmente, realizariam um show musical na Praça Princesa Isabel com o intuito de fazer uma aproximação com moradores de rua e usuários de crack, e posteriormente tentar-se uma reinserção social.

Do show, desenvolveu-se a ideia para a realização de uma ação social mais efetiva, com a participação do poder público em seus diferentes níveis Federal, Estadual e Municipal, e de ONGs e Missões Cristãs que atuavam na área da região dos bairros da Luz, Santa Efigênia e Campos Elíseos. A partir daí foi plantada a semente da Rede Social do Centro.

As primeiras reuniões para o I Mutirão da Cidadania do Centro foram realizadas na Coordenadoria dos Conseg's e já contava com várias instituições de diversos setores da sociedade. A primeira edição do Mutirão ocorreu em 24 de julho de 2010 e houve mais de 5.400 atendimentos efetivos.

Após o evento foi sentida por todos os participantes a necessidade de continuar caminhando juntos, avaliando a própria ação, discutindo necessidades e soluções para a região do centro da Cidade. Esta união foi batizada de Rede Social do Centro.

Como o caminhar em rede é um aprendizado constante, foi dado início às reuniões que ocorrem mensalmente em diferentes locais na região do Centro da Cidade de São Paulo. Nestes encontros, realizados desde agosto de 2010, percebeu-se a necessidade da realização de um novo Mutirão, marcado para fevereiro de 2011, crendo que o esforço em Rede de forma sustentável, unindo todos os setores da sociedade seja o caminho para uma transformação social e um dos meios para o desenvolvimento local de maneira sustentável e participativa tendo como um norte o seguinte lema: “Despertar a cidadania, para um futuro melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário