Assista nossos Programas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

55º Congresso Estadual de Municípios

Secretário Edson Aparecido destaca a integração regional no 55º Congresso Estadual de Municípios
Palestra do secretário reforçou o papel da secretaria como instrumento de coordenação das ações metropolitanas do governo


O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, participou nesta quarta-feira, 13 de abril, do 55º Congresso Estadual de Municípios, em São Vicente. Durante sua apresentação no painel “Gestão Metropolitana”, coordenado pela deputada estadual, Célia Leão, o secretário destacou a importância da integração regional para a solução de problemas comuns e reforçou o papel da secretaria como um instrumento de coordenação dos projetos para as Regiões Metropolitanas e aglomerações urbanas.
“A criação da secretaria demonstrou a vontade do governador Geraldo Alckmin de se aproximar ainda mais dos municípios. Sem integração entre as prefeituras e o governo não há como planejar ações para resolver os problemas das Regiões Metropolitanas”, disse o secretário. Edson Aparecido destacou a criação da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, composta por 11 secretários de estado e presidida pelo próprio governado Geraldo Alckmin, lançada no último dia 30, no Palácio dos Bandeirantes. “A Câmara é o instrumento que irá mobilizar todo o Governo do Estado para as questões metropolitanas”, explicou o secretário.
O secretário apresentou em sua palestra os números da chamada Macrometrópole Paulista, composta pelas 153 cidades. Dela fazem parte às três regiões metropolitanas (RM de São Paulo, RM de Campinas e RM de Santos) a Aglomeração Urbana de Jundiaí e as áreas de São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, além das microrregiões de Bragantina e de São Roque. “Juntos, esses municípios respondem por 82,5% do PIB do Estado e concentram 72% da população paulista. Essa grande região precisa de planejamento adequado, integrado com as prefeituras. Só assim poderemos alcançar as soluções para os nossos problemas”, destacou.

Ao final de sua apresentação, o secretário respondeu às perguntas formuladas pelos participantes. Em uma delas, sobre a recuperação e expansão das ferrovias do estado, Edson Aparecido disse que o Governo é um dos principais interessados na expansão desse modal de transporte. “As ferrovias são concessões do Governo Federal. O governador Geraldo Alckmin já conversou com a presidente Dilma sobre a questão do Ferroanel. No que depender do Estado, as ferrovias serão prioridade”, disse.

Cursos Online na Área de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário