Assista nossos Programas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

IHF aumenta capacidade de atendimento na luta contra violência doméstica

O Instituto Herdeiros do Futuro – IHF (www.herdeirosdofuturo.org.br), que oferece atendimento e terapia a crianças vítimas de violência doméstica, assim como a suas famílias, já conta com a verba mensal do FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de projeto aprovado em 2009. A verba permitiu a contratação de cinco novos profissionais e a ampliação do horário de atendimento. Em pouco mais de três anos de existência, o IHF já realizou mais de 2.000 atendimentos.

Segundo Wagner Odri, presidente do IHF, o instituto agora conta com mais um assistente social, três psicólogas e um auxiliar administrativo. “Nossa sede, localizada em Santo Amaro, será adaptada, e o horário de atendimento estendido, das 8 às 18hs.”, explica Wagner.

Em São Paulo, o IHF realiza um tratamento que é caracterizado pela utilização de psicologia e terapia continuada, que envolve a criança, vítima de violência doméstica, e seus familiares. Uma criança que sofre ou sofreu violência doméstica pode ficar com seqüelas para o resto da vida, se o tratamento não for adequado. Além disso, um estudo do próprio IHF constatou que 92,8% dos casos de violência doméstica foram provocados por pais ou parentes que também sofreram algum tipo de agressão na infância. “Precisamos interromper esse círculo de agressões”, opina Wagner.

No Instituto Herdeiros do Futuro os pacientes são tratados com técnicas terapêuticas e materiais didáticos, em horários que não comprometam suas obrigações escolares. “Pretendemos auxiliar as famílias para que passem para seus filhos uma nova forma de se relacionar, em que o afeto e o carinho possam fazer parte de seus lares”, acredita Cinthia Carvalho, que também participou da criação do IHF e é responsável pelo acolhimento das crianças e atendimento inicial.

Importância do tratamento

Andrea Kathleen Goldsmith Killing Cruz - Psicóloga
“Trabalhar com crianças e adolescentes que sofreram e que sofrem violência doméstica é um grande desafio. Por outro lado, também é muito gratificante o trabalho. Além do atendimento psicoterápico, que surte efeitos e pelo qual colhemos frutos, percebemos nossa responsabilidade pelo simples fato de notar que o usuário, quando é tratado com respeito, atenção e sente-se acolhido e valorizado no espaço do instituto, já reconhece outra forma de se relacionar e de se auto-perceber.”

Denise Cristina dos Santos – Formada em Pedagogia e Serviço Social
“O trabalho com crianças e adolescentes e a integração dos vínculos familiares, com o foco renovador de estruturação e fortalecimento, é o que nos impulsiona. Além de possibilitar que a família e que cada membro perceba e lute pelos seus direitos, que devem ser respeitados. Faz parte do nosso trabalho auxiliar cada indivíduo, seja ele quem for, dentro do contexto familiar.”

Marianne Ferreira Riera – Psicóloga
“Conheci o Instituto há dois anos e gostei muito da proposta desenvolvida. Acredito que o Instituto atende a uma demanda social importante e não conheço nenhuma outra entidade que ofereça a qualidade de atendimento psicológico como este oferece. Nosso contexto social carece de atendimento clínico de qualidade a uma população que não tem condições financeiras de sustentar um tratamento psicológico.”

Tatiana Reimberg Guilger Machado – Psicóloga
“Todo o atendimento normalmente é muito difícil, pois os pacientes chegam com suas ‘feridas abertas’. Porém, à medida em que vamos acolhendo e tratando essas ‘feridas’, verificamos a transformação deles e de nós mesmos. A cada dia, a cada história, sentimos o tamanho da responsabilidade do nosso trabalho, o quão sério é lidar com a vida de pessoas que já sofreram tanto.”

Como contribuir com o FUMCAD
Nem todo mundo sabe, mas a única maneira pela qual uma pessoa física pode abater do Imposto de Renda doações para projetos sociais é fazendo-a por meio do FUMCAD. Os limites de abatimento são os seguintes: Pessoa Física – até 6% do Imposto de Renda devido; Pessoa Jurídica – até 1% do Imposto de Renda devido. No caso da pessoa física, isto significa que se alguém doar até 6% do Imposto de Renda devido até 31 de dezembro, terá direito abatimento ou restituição de 100% do valor doado na declaração referente ao período. Com relação a empresas, o benefício já é imediato.

Doar por meio do FUMCAD é muito simples e prático, basta entrar no site do Fundo (www.fumcad.prefeitura.sp.gov.br), escolher a entidade ou projeto social, seguir as instruções e emitir o boleto bancário. O site permite até fazer simulações para que o doador saiba até quanto poderá doar para ter restituição integral. Outro detalhe importante é que as entidades cujos projetos foram aprovados pelo FUMCAD já preencheram diversos requisitos legais e organizacionais, o que quer dizer que são confiáveis e por isso fazem jus aos recursos e seus apoiadores ao incentivo fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário