Assista nossos Programas

terça-feira, 10 de abril de 2012

APM e OAB promovem fórum para debater uso abusivo do álcool no trânsito



Autoridades políticas, da Medicina e do Direito reúnem-se em 13 de abril para discutir aspectos jurídicos, médicos e sociais desse grave problema de saúde pública

O Brasil detém hoje a 5ª posição em número de mortes nas estradas, no mundo. Por aqui temos uma morte a cada 15 minutos, totalizando, anualmente, gastos de centenas de milhões de reais em atendimentos.
Estes dados comprovam o que lemos todos os dias na imprensa: brasileiros cada vez mais desrespeitam as leis de trânsito e colocam pessoas em risco.

Para discutir este que é um problema de toda a sociedade, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB SP) realizarão o Fórum sobre uso abusivo do álcool no trânsito, no dia 13 de abril, na capital - confira a programação abaixo.
Já confirmaram presença autoridades políticas, da Medicina e do Direito, como Paulina Duarte - Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, o vice- Presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o Desembargador, Coordenador da Área de Saúde do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, o Procurador Geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, o vice-presidente da Frente Parlamentar de Saúde, Eleuses Paiva, o Secretário de Segurança Pública do Estado de SP – Antonio Ferreira Pinto, o Médico Psiquiatra da Uniad/Unifesp Ronaldo Laranjeira, a especialista Rita de Cássia Ferreira da Cunha, do DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Renato Azevedo Jr., entre outros. (programação abaixo)

O fórum marcará o início de uma mobilização que será estendida a todos os níveis da sociedade com o objetivo de aprofundar a discussão nos aspectos médicos, jurídicos e sociais, considerando que as tragédias no trânsito demandam atitude consistente de todos os públicos.
Álcool e acidentes de trânsito
O número de acidentes com veículos conduzidos por motoristas embriagados não para de subir. Segundo o Instituto Médico Legal (IML), 50% dos mortos vítimas de acidente de trânsito estavam embriagados no momento do acidente. Mais do que isso, o consumo de álcool é responsável por 40% dos acidentes de trânsito registrados no país.
Quando não morrem em seus próprios carros, causam danos irreparáveis a outras famílias, tirando vidas, mutilando pessoas e destruindo sonhos. Estudo nacional realizado por uma equipe multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo aponta que cerca de 30% das vítimas envolvidas em acidentes de trânsito foram diagnosticadas com presença de álcool no sangue, comprovando que haviam ingerido bebida alcoólica. Entre as vítimas fatais, 47% estavam embriagadas.

Não foi acidente

O movimento “Não foi acidente”, idealizado pelo jovem Rafael Baltresca, será uma das pautas do fórum. Depois de perder a mãe a irmã, mortas por um motorista que dirigia embriagado em São Paulo, Rafael deu início à campanha que propõe a alteração nas leis de trânsito, exigindo punição mais rígida para quem dirige alcoolizado. No site www.naofoiacidente.org há uma petição pública que pretende recolher 1,3 milhão de assinaturas.

Preocupação nacional

Em 2011, os Ministérios da Saúde e das Cidades lançaram o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida, marcando o compromisso do Brasil com o Plano da Década de Ação de Segurança no Trânsito 2011-2020, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o Brasil tem uma taxa de 6,3 acidentes para cada 10 mil veículos registrados. Estudo recente mostrou que 22,9% dos condutores embriagados acreditavam que a bebida não influenciava negativamente sua capacidade de dirigir, sobretudo quando adotavam medidas como tomar café e dirigir com mais cautela.

Serviço
Fórum sobre uso abusivo do álcool no trânsito
13 de abril de 2012, das 8 às 18h
Local: Associação Paulista de Medicina
Av. Brig. Luís Antonio, 278, 9º andar, Bela Vista, São Paulo/SP
Informações e inscrições: www.apm.org.br/forumtransito  ou  (11) 3188.4270


Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário