Assista nossos Programas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SÃO PAULO GANHA "VER O PARQUE MINHOCÃO" EM COMEMORAÇÃO AOS 461 ANOS




 

CIDADE DE SÃO PAULO GANHA DE ANIVERSÁRIO A CHANCE DE VER O MINHOCÃO VIRAR UM PARQUE


Na comemoração do 461º aniversário de São Paulo e 44º do Minhocão no dia 25 de janeiro, ocorre um grande evento com doze atividades no Elevado, que será encerrado com as projeções visuais do Vídeo Guerrilha.

A Visualfarm, produtora especializada em conteúdos visuais e projeções, promove, em conjunto com a Associação Parque Minhocão, no domingo (25/1), o “Ver o Parque Minhocão”, uma intervenção coletiva com dezenas de atrações, que será encerrada com megaprojeções de imagens nos prédios laterais do Elevado, produzidas pela equipe do Vídeo Guerrilha.

Esta ação coletiva de artistas e movimentos pró-Parque do Minhocão pretende sensibilizar todos os paulistanos e, principalmente, quem mora e trabalha no entorno do Elevado para a importância da criação desta futura área de lazer, pois a desativação do elevado está prevista no Plano Diretor de São Paulo.

O evento será realizado entre às 10h e 22hs, com atividades socioeducativas, esportivas e lúdicas, contação de histórias, música clássica, empréstimo de bicicletas e muitas outras ações de lazer, sustentabilidade e oficinas, como a de flores ecologicamente corretas e uma série de intervenções visuais, além de uma feira gastronômica com barracas e Food Trucks.

“Utilizando cinco empenas (fachadas laterais dos prédios sem janelas), que compõem a paisagem do Elevado na altura da estação do metrô Marechal Deodoro, como suporte para projeções e vídeo mapping, pretendemos transformar o local na noite de domingo, oferecendo ao público presente um cenário visual inédito”, comenta Alexis Anastasiou, criador do Vídeo Guerrilha e diretor da Visualfarm.

Uma das projeções mapeadas mostrará o processo de transformação do Minhocão de via expressa em parque, baseado nas imagens atuais e em como ele ficaria, a partir das criações de arquitetos e artistas, através de chamada aberta.

“VOZES DO MINHOCÃO”

Uma equipe do projeto “APraça” está gravando em vídeo uma série de depoimentos de moradores do entorno do Elevado. A ideia é mostrar a relação que as pessoas desenvolveram com o Minhocão e a importância dessa via elevada na vida delas. A edição final mostrará o que eles imaginam para o futuro da região, principalmente se for aprovada a implantação do futuro Parque Minhocão. Parte desses depoimentos será mostrada em uma das instalações projetivas.

Outra instalação sempre presente no Vídeo Guerrilha e que também poderá ser conferida no “Ver o Parque” será o Agigantador de Pessoas, um mini estúdio montado no próprio Elevado, no qual as pessoas poderão interagir com performances e ver sua própria imagem agigantada.

Na projeção final da noite serão exibidas diversas imagens enviadas por internautas, a pedido da Visualfarm. “A ideia é incentivar a criação de mosaicos com fotos, ilustrações, desenhos, colagens, vídeos ou animações sobre como será nosso futuro parque”, conclui Alexis.

O evento é produzido pela Associação Parque do Minhocão, pelo coletivo Comunidade Brasil e pela Visualfarm, com apoio do Vídeo Guerrilha, Benê Food Arts, APRAÇA, Editora Dedo de Prosa, Music4 Eventos Brasil, pelos artistas Paulo Von Poser, Felipe Morosini, Gil Veloso e pelo site Sibite.

Serviço

“Ver o Parque Minhocão”

Local: Elevado Costa e Silva, Centro/Perdizes

Data: 25 de janeiro de 2015

Horário: das 10h às 22h

Até às 20hs, várias atrações serão realizadas, entre as quais aulas de yoga, contação de histórias, lançamento das gravuras do artista plástico Paulo Von Poser e dos poemas de Gil Veloso, feira gastronômica, oficinas de arte, apresentação de música clássica e outras atividades.

Às 20hs, começam as projeções mapeadas do Vídeo Guerrilha.

Sobre o Vídeo Guerrilha – Criado em 2010, o Vídeo Guerrilha é um projeto de intervenção de arte-mídia com megaprojeções de imagens, criado para transformar áreas centrais das cidades em uma galeria de arte ao ar livre e aberta ao público. O projeto, entre outros objetivos, pretende fomentar o debate sobre a revitalização e ressignificação dos centros urbanos e sua valorização arquitetônica, ocupando ruas e prédios, por meio de diferentes técnicas projetivas.

Sobre a Visualfarm – Criada por Alexis Anastasiou, em 2003, a Visualfarm é uma produtora multimídia, focada em inovação e criatividade, que produz conteúdos visuais e todos os tipos de projeções. É a pioneira no uso do vídeo mapping em espetáculos públicos, shows, festas e eventos corporativos no Brasil. Tem como missão promover a interface entre arte e tecnologia, fornecendo soluções completas e customizadas, com equipamentos próprios e equipe de criação artística e técnicos especializados.

www.visualfarm.com.br / www.videoguerrilha.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário