Assista nossos Programas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Radiação: vilã ou mocinha?

Conheça um pouco mais sobre os efeitos da radiação e entendam como é importante a medição desse fenômeno

Nosso planeta recebe há mais de quatro bilhões de anos uma energia que atravessa o espaço na velocidade da luz, a energia solar. A radiação solar é o verdadeiro pivô da vida na Terra. Ela é responsável tanto pelo crescimento de um pequeno broto de feijão quanto pela dinâmica que governa os movimentos da atmosfera, além das próprias características climáticas do planeta. Atualmente também se tem a radiação solar como uma das alternativas energéticas mais promissoras entre as ditas "energias limpas".

Leituras dessa energia são usadas em diversos setores de atividades humanas, e alguns deles são explicados abaixo pelos meteorologistas da Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental, Juliana Hermsdorff Vellozo de Freitas e William Cossich Marcial de Farias.

Segundo eles, um exemplo prático é o planejamento diário de risco à exposição solar. Cada pessoa deveria considerá-lo, determinando o vestuário e as medidas de prevenção a tal exposição, para reduzir os riscos de problemas de pele e nos olhos.

"Tais informações também influenciam o custo do nosso pão de cada dia, assim como o material a ser utilizado em uma construção civil. Além disso, a informação da quantidade de radiação que chega ao solo fornece suporte científico no estudo dessa energia renovável", explicam.

Assim, medir e analisar essa quantidade de radiação que chega à superfície da Terra, pode tanto aumentar a quantidade de sacas numa colheita, como também pode subsidiar estudos determinantes sobre energia limpa.

Na agricultura, a radiação solar influencia significativamente as taxas de fotossíntese das plantas. O aproveitamento da radiação solar pela planta depende da sua capacidade de interceptar e utilizar a luz. O total de radiação solar interceptado e absorvido por uma camada de folhas está diretamente relacionado à radiação e à estruturação das folhas e do dossel.

"Considerando a eficiência de cada planta em fazer a fotossíntese, o rendimento de uma plantação pode variar. Quando exposta à baixa quantidade de radiação solar, uma cultura pode apresentar diminuição da área da folha, onde a 'captação' de energia é menor. Por outro lado, em condições de alta radiação solar, os índices dos tamanhos das folhas são maiores e essa 'captação' de energia pode aumentar. Logo, medir essa quantidade de energia que a planta recebe pode ser feita por instrumentos meteorológicos, como exemplo o pirômetro", completam.

A escolha de um material a ser utilizado na construção civil, por exemplo, devendo considerar as características meteorológicas próprias do local. Esses fatores agem diretamente na eficiência e no conforto das construções, onde o conhecimento da incidência de radiação solar permite determinar melhor as propriedades termo físicas de cada material a ser utilizado. "Janelas, asfaltos, além de diversos outros materiais podem ser melhor determinados quando se tem um conhecimento sobre a radiação que chega ao local. Assim, é necessário que as medidas de radiação sejam feitas no local de interesse, diretamente por um sensor adequado, para que se possa ter uma informação precisa e adequada ao melhor planejamento", finaliza Juliana e William.

Então, não deixe essa energia escapar sem estimá-la instrumentalmente. Esse dado pode ser fundamental no seu ramo de interesse, seja na agricultura, nos sistemas de energia solar, na estimativa de balanços de calor, em áreas da engenharia civil e também em projetos ambientais. O tempo muda e nós devemos acompanhar.

Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental

A Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental é uma empresa 100% brasileira que atua no âmbito nacional no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de monitoramento automático, principalmente nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Agrometeorologia. Conheça mais sobre a Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental acessando o site http://www.squitter.com.br.

Rua Aparecida do Norte, nº 151, Vila Nova Conceição, São José dos Campos (SP)
(12) 3923-5522
http://www.squitter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário