Assista nossos Programas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DA VISITA AO UROLOGISTA DURANTE A ADOLESCÊNCIA

Convencer o jovem a ir ao médico é uma tarefa bastante árdua, mas muito importante à saúde

Sempre motivadas pelas mães, as adolescentes do sexo feminino frequentam rotineiramente o ginecologista após atingirem a puberdade, com o objetivo de atentar-se para qualquer problema no aparelho reprodutor e esclarecer dúvidas sobre questões sexuais. No entanto, o mesmo não acontece com o sexo oposto em relação a visitas ao urologista, uma vez que os garotos, diferentemente das meninas, costumam ser mais reservados quando o assunto é sexualidade e não procuram o médico antes de iniciar a vida sexual, além de raramente serem incentivados pelos seus pais a discutir o tema.

"Assim como as meninas, os garotos também precisam conhecer o funcionamento do corpo, esclarecer dúvidas e obter algumas certezas quanto a sua normalidade física. As visitas devem começar antes do início da atividade sexual, para que o jovem seja devidamente orientado e não tenha maiores prejuízos por praticar sexo de forma errônea ou despreparada”, afirma Silvio Pires, Urologista da Criogênesis.

Além do caráter educacional, o especialista destaca que a visita do adolescente ao urologista possui importante papel preventivo. “Doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e pedra nos rins podem ser prevenidas ou postergadas por visitas ao urologista desde a adolescência. A consulta ainda é necessária para que o paciente possa receber, de forma lúdica e didática, informações a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e saber como evita-las”, alerta o especialista.

RESISTÊNCIA DO ADOLESCENTE

Para quebrar a resistência natural do adolescente em consultar o urologista, Dr. Silvio defende que é recomendável que o mesmo participe ativamente da escolha do profissional que realizará o atendimento. "Uma alternativa é o adolescente solicitar uma indicação a outros profissionais, como pediatras, por exemplo, que já o atendem há algum tempo ou a amigos que já consultaram um urologista", observa. “Os pais possuem importante papel no incentivo a consulta, porém, em hipótese alguma, deve haver uma imposição por parte deles”, complementa.

O urologista ainda pontua que outra forma de fazer com que o adolescente sinta-se confortável é marcar a consulta e fazer apenas a primeira etapa dela. “Assim, como acontece com as meninas, os garotos também têm o direito de primeiro conhecer o médico, para depois, se deixarem examinar”, contemporiza Dr. Silvio.

CONSCIENTIZAÇÃO PARA MUDANÇA DE PARADIGMA

O médico ainda ressalta que é preciso haver uma conscientização quanto ao momento de consultar um urologista. Muitos acreditam que só é necessário após os 40 anos de idade, quando a disfunção erétil e outros problemas comuns relacionados ao envelhecimento começam a rondar a saúde do homem. “A alteração de comportamento deve partir da população masculina madura, que deve incentivar os adolescentes a procurarem, desde cedo, o médico do homem, tal como fazem as mulheres em relação a consultas ao ginecologista tradicionalmente. Cada vez mais a medicina encontra na prevenção a melhor arma contra as doenças que nos acometem ao longo da vida”, conclui Dr. Silvio Pires.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro, é membro institucional da AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro.
www.criogenesis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário