Assista nossos Programas

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Fisioterapia pré-operatória online: aproveite a quarentena para se preparar!


A maioria das cirurgias ortopédicas eletivas foram canceladas devido à COVID-19, utilize esse tempo de pausa em benefício próprio


Em tempos de COVID-19, há uma recomendação da Secretaria de Saúde para adiamento das cirurgias eletivas durante a quarentena, ou seja, aquelas que não têm urgência, pois o paciente não corre risco de vida eminente. Com essa medida, além de poupar leitos para pacientes infectados com o novo coronavírus, há uma diminuição considerável na circulação de pessoas em unidades de saúde, dificultando assim o contágio, que é bastante rápido. Pacientes com cirurgias ortopédicas eletivas, como as de quadril e joelhos, foram bastante afetados. “O ideal é otimizar esse tempo de cancelamento, a quarentena, em benefício próprio, se preparar melhor para a cirurgia e ter um pós-operatório mais efetivo. Por exemplo: o paciente irá fazer uma cirurgia e ficará um bom tempo sem exercitar o quadríceps, então, fortalecemos essa musculatura para que ele não perca tanta força no período que ficará parado”, explica Dr. Edson Santiago, Fisioterapeuta Esportivo especialista em musculoesquelética e Pesquisador em Dor.

Esse acompanhamento é bastante indicado, pois as pessoas que necessitam de uma cirurgia reparadora, em sua grande maioria, já buscaram tratamento com fisioterapia tradicional para uma tentativa de cura e não obtiveram sucesso. Quando se programa um tratamento de fisioterapia pré-cirúrgica, o que hoje pode-se fazer online*, o paciente é preparado para ter uma recuperação mais eficaz e com isso, o retorno às atividades cotidianas mais precocemente. Durante a teleconsulta, o fisioterapeuta dá orientações de como realizar os procedimentos fisioterapêuticos, os preparando para a cirurgia e também para realizar os exercícios no pós-operatório de uma forma mais independente. Alguns pacientes, principalmente idosos ou, dependendo da cirurgia feita, podem necessitar do auxílio de outra pessoa, mas, no geral, jovens e adultos conseguem realizar os exercícios sozinhos.

“O atendimento remoto é uma alternativa muito válida neste momento de pandemia, uma opção que tem se mostrado muito promissora e que já aponta como será em um futuro próximo, pois, o paciente conseguirá dar continuidade ao seu tratamento onde quer que esteja, podendo optar por um local calmo, um espaço agradável escolhido por ele, e concluí-lo com menor tempo de locomoção e estresse”, completa Dr. Santiago que já está atendendo online.

* Resolução nº 515, de 20 de março de 2020:

Fisioterapeuta Edson Santiago: CREFITO: 3/199866-F


Dr. Edson Santiago é Fisioterapeuta Esportivo, especialista em musculoesquelética e Pesquisador em Dor pela Santa Casa de São Paulo. Atua também no Centro de Integração Postural - CIP, onde amplia sua especialidade de forma diferenciada e centrada no bem-estar dos pacientes. Ajuda pessoas com dores crônicas, no joelho e quadril, a desenvolverem suas atividades da melhor forma possível, tendo assim, qualidade de vida saudável e livre das suas limitações. Formado pela FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, cursado e especialista em neurociência, é um estudioso incansável sobre a dor crônica. É habilitado no modelo biopsicossocial, que visa estudar a causa ou o progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos, fatores psicológicos e sociais e já atuou no Hospital do SEPACO na área de ortopedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário