Assista nossos Programas

terça-feira, 19 de maio de 2015

4º Fórum Internacional Síndrome de Down começa amanhã

Evento de abertura conta ainda com apresentação do músico Dudu do Cavaco


Mude seu Olhar, livro que será lançado no coquetel de abertura do 4º Fórum Internacional síndrome de Down na noite desta quarta-feira, 20, traz um convite à reflexão sobre as potencialidades das pessoas com síndrome de Down e conta com o apoio do Ministério da Saúde. A publicação é também uma comemoração aos 30 anos da Fundação Síndrome de Down.

Mesmo com todo o avanço que se nota na sociedade, ainda há muita gente que não divide as tarefas com quem tem síndrome de Down acreditando que essas pessoas não conseguem cumprir certos afazeres. “Fomos rompendo com paradigmas tudo em função da nossa meta de olhar a normalidade de nossos filhos e não para as suas deficiências. E assim fazemos até hoje e queremos sempre inovar na medida em que eles possam responder. E eles sempre responderam aos desafios que fomos impondo”, comenta Lenir Santos, fundadora, vice-presidente da Fundação Síndrome de Down e uma das idealizadoras do livro.

Para mobilizar a reflexão, Mude seu Olhar reúne fotografias assinadas por Ricardo Lima de crianças, adolescentes, jovens e adultos com síndrome de Down em nove tipos de situações do dia-a-dia, associadas a direitos fundamentais das pessoas com deficiência, nas várias fases da vida (da infância à vida adulta). Esses direitos estão preconizados na legislação nacional e internacional relativa à deficiência, como a, Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Os temas enfocados são: brincar, educação, direito de ir e vir, saúde e sexualidade, qualidade de vida, direitos civis, trabalho, lazer e moradia independente. As fotos são acompanhadas de depoimentos das próprias pessoas sobre sua vida e como se sentem em relação à situação retratada, de familiares e empregadores.

Como pano de fundo para contextualizar e problematizar as situações retratadas nas fotografias, há um texto de apresentação da discussão relativa ao tema, os conceitos fundamentais relacionados, além de informações de contexto. Nesse sentido, o livro também apresenta alguns conceitos fundamentais e bastante atuais com relação à inclusão: o conceito de inclusão x integração, o conceito de deficiência da ONU, a questão das barreiras, o conceito de moradia independente.

Também no dia da abertura do 4º Fórum Internacional Síndrome de Down haverá a apresentação de Dudu do Cavaco, ator, percussionista e cavaquinista que mora em Belo Horizonte e integra o Grupo Zumberê e se apresenta semanalmente no Espaço Cultural Obsertarório, em BH. Ele tem síndrome de Down e, junto com seu irmão Leonardo Gontijo, é idealizador do projeto Mano Down, por meio do qual leva apresentações musicais, palestras motivacionais e contação de histórias, conhecimento sobre a Síndrome de Down e uma lição de superação por meio da arte a todo Brasil.

Quinta-feira

As mesas do Fórum têm temáticas com a linha cronológica da vida, do nascimento à vida adulta. Na quinta-feira, 21, as mesas discutem o nascimento e a ida para a escola. Na Mesa 1, que abre os debates do evento no dia 21, a psicóloga Beatriz Garvía, psicóloga da Fundação Catalana divide a mesa com Alfredo Jerusalinky, doutor em educação e desenvolvimento humano pela USP. Ambos vão tratar do tema nascimento: como a família deve receber a notícia e quais as expectativas. Na segunda parte da manhã, a psicóloga especialista em psicoterapia psicanalítica pela USP Máyra Fagundes Gatti divide a mesa com Ana Lucia Villela, mãe e pedagoga do Instituto Alana.

Na parte da tarde, a Mesa 2 tem o tema da ida para a escola e Martinha Clarete Dutra, Diretora de Políticas e Educação Especial do Ministério de Educação e Cultura divide a mesa com a doutora em Educação pela Unicamp Maria Teresa Mantoan. Ela é Consultora da Fundação Síndrome de Down, fez parte do grupo de trabalho que elaborou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Da mesma discussão compartilham a coordenadora pedagógica do núcleo de educação especial da Secretaria Municipal de Educação, Angela Ferraz; e Eliane de Souza, fonoaudióloga doutoranda em educação da Faculdade de Educação da Unicamp e consultora da Fundação Síndrome de Down.

Direitos

Ao longo de todo o dia haverá o encontro Vamos Conversar sobre Nossos Direitos? no qual as pessoas com síndrome de Down e com deficiência intelectual acima de 16 anos vão apresentar e discutir alguns artigos da Convenção Internacional das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, de 2006.



SERVIÇO

4º Fórum Internacional Síndrome de Down

Lançamento do livro, dia 20h às 19h.

De 20 a 23 de maio, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (Rua Elis Regina, 131, Barão Geraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário