Assista nossos Programas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Kassab entrega 12 novos caminhões de coleta para Região Central

Foto de Fábio Arantes/Secom
A entrega faz parte da Operação Centro que objetiva incrementar o serviço de coleta e limpeza nesta região
O prefeito Gilberto Kassab entregou, nesta quinta-feira (3), 12 novos VUCs (Veículos Urbanos de Carga) de coleta de lixo. Os novos caminhões substituem unidades antigas e auxiliam o trabalho de outros 11 carros elétricos de pequeno porte que já operam nos calçadões. A renovação dos veículos faz parte do contrato de concessão de serviços de limpeza urbana que prevê maiores investimentos na coleta na cidade.

Durante o evento, o prefeito detalhou como será o trabalho dos novos VUCs. "Por serem veículos mais leves, menores, e, portanto mais ágeis eles tem capacidade de fazer a coleta da região em menor tempo. À medida que a capacidade de transporte estiver esgotada eles podem despejar esse conteúdo em caminhões maiores que farão o transporte até as áreas de transbordo, agilizando assim o trabalho", explicou Kassab.

Os novos veículos levam em consideração as características da região central que possui vias estreitas, grande fluxo de veículos e pessoas, além de restrição de tráfego de caminhões de grande porte. Por possuírem o sistema basculante, os 12 VUCs poderão descarregar o lixo automaticamente em caminhões compactadores que levarão o conteúdo até a área de transbordo no Bom Retiro.

"Recolhemos 14 mil e 800 toneladas de lixo diariamente em São Paulo. De 2005 a 2010 aumentou 15% o volume de lixo coletado na cidade. Para o serviço ser cada vez mais aperfeiçoado é preciso realizar aprimoramentos e essa entrega dos novos veículos tem esse sentido. Os caminhões poderão circular pelas vias da Região Central até a avenida Paulista sem atrapalhar o trânsito", assinalou Dráusio Barreto, secretário municipal de Serviços.

Os novos caminhões possuem motor eletrônico. A vantagem é que esta tecnologia contribui para a redução de emissão de gases do efeito estufa, item que é o br igatório no contrato de concessão de serviços de limpeza urbana para a renovação da frota de veículos. "Se tem algo que é essencial na cidade de São Paulo, além de Saúde e Educação, são os serviços vinculados à limpeza e transporte público. As secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Serviços têm concentrado esforços para atuar de forma cada vez mais integrada para oferecer o melhor resultado possível", destacou Kassab.

Outras ações da secretaria

A Secretaria de Serviços, por meio do departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), tem intensificado ações de coleta e fiscalização aos grandes geradores de lixo (estabelecimentos que produzem mais de 200 litros diários de lixo). O secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, falou da importância do compromisso da população para manter a cidade limpa e também so br e as ações realizadas pela administração para evitar o descarte irregular.

"A colaboração dos munícipes é muito importante. Quem faz uma pequena reforma, por exemplo, tem disponível 41 Ecopontos pela cidade que funcionam inclusive aos sábados. Com a fiscalização aos Grandes Geradores e também com as blitz de combate ao descarte irregular de entulho realizadas na cidade, aumentou em 100% o número de depósitos de entulho nos Ecopontos. Isso significa que essa quantidade que era antes depositada nas ruas agora é levada para os locais certos", esclareceu Ronaldo Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário