Assista nossos Programas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mustache e os Apaches e Cabaré Três Vinténs fazem show no Espaço de Leitura






Bandas consagradas por suas performances ao ar livre trazem para o Espaço de Leitura seus ritmos contagiantes

Para fechar em alto e bom som a programação cultural do mês de abril, o Espaço de Leitura traz as bandas Mustache e os Apaches e Cabaré Três Vinténs para animar as tardes de sábado e domingo.

No sábado (25), quem anima a tarde no Espaço de Leitura é a banda MUSTACHE E OS APACHES. Conhecidos por transformar qualquer lugar em um espaço para shows, os meninos que atuam em vários campos da arte como circo, artes plásticas, cinema e literatura mostram um som inspirado nas jug bands americanas e no circo vaudeville. Com apenas 3 anos de estrada, o grupo se destaca no cenário musical brasileiro com apresentações em teatros e ruas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de uma turnê na Europa.

E para não perder o ritmo, no domingo (26) é a vez da apresentação do CABARÉ 3 VINTÉNS, o espetáculo inspira-se no universo dos cabarés de variedades que surgiram pelo mundo na década de 1930. Uma mistura excêntrica do jazz manouche à música brasileira e performances circenses, a trupe apresenta canções de um lugar esquecido pelo tempo.

E o público que vem para o Espaço de Leitura também pode ver e interagir na exposição “Elogio à Pergunta”, que segue até 31 de maio com laboratório interativo de perguntas. As atividades do Espaço são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca. Além da programação especial, o Espaço de Leitura oferece aos frequentadores um acervo de livros infantis e infantojuvenis, dispostos em diversos quiosques com temas para a garotada ler e se divertir. Entre eles estão a “Gruta do grito”, o “Clube de histórias” e a “Casa dos livros” que traz também jornais, revistas, histórias em quadrinhos e literatura brasileira e estrangeira.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Sábado, 25
15h | Apresentação musical
Com Mustache e os Apaches

Domingo, 26
15h | Apresentação musical
CABARÉ 3 VINTÉNS
Com Cabaré 3 Vinténs

EXPOSIÇÃO - As perguntas são a matéria-prima das invenções. A pergunta vem antes da palavra? A exposição “ELOGIO À PERGUNTA”, que teve início em 7 de março e vai até 31 de maio, valoriza as questões que promovem o desenvolvimento de crianças e adultos, sejam elas filosóficas, científicas, curiosas, sem pé nem cabeça. Brincando com os temas que movimentam a imaginação de crianças e adultos, o Espaço de Leitura traz uma programação especial que propõe um momento para descobertas, dúvidas e invenções.

A mostra traz a instalação “Laboratório de Perguntas”, um espaço especialmente criado para que as crianças possam fazer suas indagações. Com cenografia que inspira a criatividade, o Laboratório de Perguntas traz engenhocas com diversas perguntas, das mais cabeludas às minúsculas, daquelas dúvidas sobre a criação do universo até aquelas sobre a origem de algumas palavras. Tudo isso em um espaço interativo, repleto de imagens e cheio de descobertas para serem feitas pelos pequenos leitores. Na área externa ao quiosque onde fica a exposição, serão espalhados painéis com questões da literatura, além do registro de diversas perguntas e respostas feitas pelos frequentadores do Espaço.


PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
Todo sábado e domingo
Das 11h às 12h
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida.

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Sabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro.

Toda sexta
Das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
A cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa.

Sobre o Núcleo Educativo do Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Agendamento de visitas educativas
Tel.: 11 2588-5777, com Paula Yurie
paula.espacodeleitura@gmail.com

Sobre o Acervo de Livros do Espaço de Leitura
São cerca de 1500 exemplares, grande parte de literatura infantojuvenil, que estão divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas), PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros), GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros), CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca), CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS. (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo
Terça: das 10 às 17 horas. De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca
Tel.: 11 2588-5918
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura
www.espacodeleitura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário