Assista nossos Programas

terça-feira, 12 de abril de 2016

Profissões: Por que escolher meteorologia?

Confira com os profissionais da Squitter

A meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco a previsão do tempo. Ela estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico, e com a superfície terrestre subjacente.

Os estudos no campo da meteorologia foram iniciados há mais de dois milênios, mas, apenas a partir do século XVII, a meteorologia progrediu significativamente. No século seguinte, o desenvolvimento da meteorologia ganhou um ímpeto ainda mais significativo com as redes de dados em vários países. Com mais eficiência na observação da atmosfera e mais rápida troca de informações meteorológicas, as primeiras previsões numéricas do tempo tornaram-se possíveis, desenvolvendo modelos meteorológicos, no início do século XX. A invenção do computador e da internet tornou mais rápido e eficaz o processamento e o compartilhamento de dados meteorológicos, proporcionando mais entendimento dos eventos meteorológicos e suas variáveis e, consequentemente, tornou possível mais precisão na previsão do tempo.

As aplicações da meteorologia são bastante amplas. O planejamento da agricultura depende dela, uma vez que o agricultor precisa saber das condições climáticas para definir a época de plantio e colheita. A política energética de um país depende de sua bacia hidrográfica e esta também depende das previsões do tempo e clima. Estratégias militares e a construção civil são influenciadas pela meteorologia e a previsão do tempo está diretamente ligada ao cotidiano de toda a sociedade.

Como os primeiros contatos que temos com a meteorologia, ainda na escola, são nas aulas de geografia, é comum pensar que se trata de uma carreira de humanas. Mas, quem decidir seguir na área, precisa gostar de matemática, física, programação de computadores e estudar muito, já que a faculdade demora, em média, cinco anos.

O meteorologista da William Cossich afirma que sempre gostou de matemática e física. “Sempre gostei de observar aplicação da física na realidade e o impacto sobre a sociedade”, diz ele. Já a meteorologista Ariane Campani, que já se interessava por oceanografia, percebeu as semelhanças entre as duas áreas e decidiu fazer o Técnico de Meteorologia. Durante o curso técnico, ela acabou se apaixonando pela meteorologia e resolveu fazer o curso de graduação. Caso muito parecido com o da meteorologista Camila Brasiliense, que se encantou pela área no técnico, e decidiu seguir carreira na Meteorologia.

Há também quem, desde cedo, já sabia para qual área tenderia, como é o caso do meteorologista Nilton Moraes: “Desde criança, eu tenho intuição quando o assunto é tempo. Sabia quando ia chover, quando o tempo ia mudar. Tinha a percepção que era no verão onde mais chovia. Sempre fui assim. Em 1988, houve uma chuva que alagou o bairro de Padre Miguel, na cidade do Rio de Janeiro, onde eu e minha família morávamos. Acabou com a nossa casa. Eu sempre quis saber o que tinha ocasionado tanta destruição. Quando entrei na faculdade, descobri que havia sido uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) o fenômeno meteorológico responsável”.

O bacharel em Meteorologia estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos, para entender os processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais, desde a turbulência local até a circulação oceânica. O meteorologista atua na investigação, na pesquisa e na avaliação das condições atmosféricas. Ele analisa dados relativos a ventos, chuvas, insolação, temperatura e umidade do ar, para prever o tempo nas diversas regiões do planeta. Este especialista interpreta gráficos, imagens de satélites e radares, utilizando mapas e programas específicos de computador. Além disso, ele trabalha em empresas que prestam serviços de meteorologia ambiental e radiometeorologia.

A atuação desse profissional vai muito além da previsão do tempo. A área de prevenção de eventos extremos a curtíssimo prazo é uma das mais necessitadas. Outras áreas com grande crescimento são: de operação de radares, de energias eólica e solar. O profissional também pode atuar no gerenciamento e na medição da poluição atmosférica, bem como trabalhar em aeroportos, fazendo previsão de condições atmosféricas para pousos e decolagens.

Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental
A Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental é uma empresa 100% brasileira que atua no âmbito nacional no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de monitoramento automático, principalmente nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Agrometeorologia. Conheça mais sobre a Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental acessando o site http://www.squitter.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário