Assista nossos Programas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Prefeitura apresenta 2ª fase do Projeto Urbanístico preliminar da Nova Luz

Numa próxima etapa, a população poderá debater o Projeto Urbanístico preliminar em audiência pública marcada para o dia 14 de janeiro de 2011

O secretário de Desenvolvimento Urbano,
Miguel Bucalem, apresentou os principais pontos do projeto

  
O prefeito se encontrou com os jornalistas e falou sobre o projeto preliminar
Foto de Fernando Pereira/Secom


Mais um passo importante em direção à requalificação da Nova Luz foi dado nesta sexta-feira (17). Em encontro com a imprensa, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Miguel Bucalem, apresentaram a síntese das intervenções propostas para a requalificação das 45 quadras que compõem a região. As informações foram dadas pelos representantes da Prefeitura e do consórcio formado pelas empresas Concremat Engenharia, Cia City, Aecom e Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Kassab se mostrou otimista e falou do andamento do projeto. "A cidade tem uma expectativa muito grande sobre a requalificação da Nova Luz que é um sonho da cidade de São Paulo. Estamos muito entusiasmados com o andamento dos trabalhos. A apresentação da 2ª fase do projeto preliminar é um passo importante, pois nos aproximamos da etapa final que será a conclusão do projeto e início da licitação", explicou o prefeito.

A maior parte das intervenções tem como objetivo propiciar o aumento do número de moradores na área e potencializar o incremento das atividades econômicas com geração de empregos em especial no setor de tecnologia da rua Santa Ifigênia. Esta área da Nova Luz foi apelidada de Setor Timbiras por sua proximidade com a rua de mesmo nome e prevê a integração da Praça da República com o famoso endereço de comércio eletrônico.
"Uma nova etapa se cumpre. Hoje apresentamos projeto preliminar que prevê a intervenção da área atraindo novos moradores e propiciando o aumento de atividade econômica", explicou o secretário Miguel Bucalem. Segundo a proposta, a Nova Luz deve ser habitada para manter o fluxo de pessoas constante. A região que hoje possui cerca de 11 mil habitantes passará a ter aproximadamente 20 mil moradores acomodados em 11 mil novas unidades habitacionais, sendo 2.260 moradias de interesse social, o que representa aproximadamente 20% das unidades previstas.

O Plano Urbanístico preliminar prevê ainda a recuperação de patrimônios históricos, culturais e artísticos como forma de promover o desenvolvimento social da Nova Luz assim como modificar a imagem negativa atraindo novos frequentadores e empreendedores. Áreas de lazer comunitárias e novas praças e parques também fazem parte do projeto preliminar que privilegia o uso misto dos espaços públicos: comercial, residencial e entretenimento.

O Setor Cultural e de Entretenimento (quadra 19), por exemplo, prevê a criação de um espaço para atividades ao ar livre, a construção de cafés e restaurantes, atração de salas de cinema e a integração das novas opções de cultura com o patrimônio histórico já existente.

Audiência Pública

O Plano Urbanístico preliminar poderá ser debatido por todos os setores da sociedade em audiência pública marcada para o dia 14 de janeiro de 2011. O material para estudo prévio estará disponível a todos no site www.novaluzsp.com.br e no Espaço Projeto Nova Luz situado na rua General Couto de Magalhães, 381.

Nenhum comentário:

Postar um comentário