Assista nossos Programas

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Como é a Vida Após Cirurgia de Prótese de Joelho?

Passar por uma cirurgia de colocação de prótese de joelho e voltar às atividades físicas é possível? Como fazer?


Dr. Samuel Lopes, Especialista Em Cirurgias Do Joelho E Traumas Do Esporte,  explica o Procedimento Pós Cirúrgico e dá Algumas Orientações.

A colocação de uma prótese de joelho é um procedimento realizado naqueles pacientes com artrose severa, seja porque é uma artrose muito avançada ou porque ela impacta muito a qualidade de vida do paciente, gerando muita dor. E nesse caso, a melhor solução é a colocação dessa prótese, ou seja, a substituição da articulação por um componente metálico que vai permitir um deslizar normal e indolor daquela articulação, permitido a movimentação, a caminhada, na maioria das vezes interrompida por causa da dor, bem como à volta das atividades do dia a dia.

Segue abaixo as orientações do Dr. Samuel Lopes, Especialista Em Cirurgias Do Joelho E Traumas Do Esporte para que você consiga ter uma vida normal pós cirurgia.

“Todo paciente que passa por um procedimento cirúrgico de colocação da prótese, tem que vencer uma série de etapas até que ele tenha uma boa recuperação. E durante esse processo de reabilitação, a fisioterapia é essencial; uma boa fisioterapia que ajude no controle da dor, na melhora da movimentação, na mobilidade do joelho e também para colocar esse paciente ativo, andando e fazendo as suas atividades normalmente, além da capacidade de assentar, de movimentar, de sentar, ou seja, fazer tudo o que ele fazia antes”.

Durante esse processo é fundamental que o fisioterapeuta trabalhe adequadamente a mobilidade, o equilíbrio, a força e a postura, de maneira que esse paciente consiga evoluir e preparar-se para as atividades.

Voltando aos Exercícios

É claro que depois de encerrado o processo de reabilitação, esse paciente não volta ao estado de repouso, de parar com as atividades, pelo contrário, é fundamental que ele continue a se exercitar, que ele faça alguma atividade física regular orientada, seja pelo fisioterapeuta ou pelo educador físico. Nesse caso pode ser qualquer atividade de sua escolha; pode ser pilates, caminhadas, musculação, desde que ele trabalhe esses pontos de força e equilíbrio.

Quanto tempo demora a recuperação?

Segundo o Dr. Samuel Lopes, podemos falar “Em uma média de 4 a 6 meses, que é o tempo médio para uma recuperação bem feita e satisfatória, mas é claro que depois a gente tem que entregar esse paciente para sua vida, afinal de contas ele operou para ficar sem dor, mas para melhorar também a sua liberdade e a sua qualidade de vida”.

Um ponto fundamental é continuar praticando atividade física. E, principalmente em se tratando do idoso, o exercício tem que ser regular, a musculatura tem que continuar a ser bem trabalhada e a gente tem que entender que tipo de atividade essa pessoa gosta de praticar e quais as melhores condições para a prática dessa atividade, com as devidas orientações e cuidados necessários para prática segura.

Ainda sobre o processo de recuperação, o Dr. Samuel Lopes continua: -“Quando a gente fala de reabilitação, um ponto é fundamental é o acompanhamento, que deve ser multidisciplinar. Então, o ortopedista, especialista em joelho, vai conduzir, mas o fisioterapeuta acompanha durante todo o processo e o educador físico também faz as suas intervenções e orientação para atividade.”

Agora para os esportistas que precisaram passar por uma prótese de joelho, a boa notícia é que, depois de avaliado e liberado pelo médico, é possível, voltar a fazer atividades físicas. Mas sem exageros! Os exercícios devem ser feitos de forma comedida. As atividades de alto impacto precisam ser evitadas para diminuir o risco de quedas e desgaste acelerado da prótese.

Entretanto, no geral os exercícios mais recomendados são:

  • Bicicleta estacionária
  • Natação
  • Golfe
  • Caminhada
  • Yoga
  • Tênis em dupla

É muito importante ter em mente que a prática de exercícios no período pós-operatório de prótese no joelho não deve visar o retorno ao esporte, mas, sim, o alívio da dor e correção de deformidades.

Alguns estudos afirmam que a volta aos esportes inclui melhoria significativa dos casos de dor, ganho de equilíbrio e força muscular, arco de movimento completo do joelho e otimização do pós-operatório.

Então, é isso. Se você tem ou terá uma prótese no joelho e quer retornar às atividades físicas, converse com seu cirurgião para que ele possa, junto com fisioterapeuta e educador físico, desenvolver o melhor cronograma de treinos para você.

O Dr. Samuel Lopes alerta sobre a necessidade de entender que cada caso é um caso e que existe a particularidade e a individualidade de cada paciente, que devem ser respeitadas, bem como o alinhamento das expectativas e dos objetivos, sempre para o bem do paciente.

Dr. Samuel Lopes

Dr. Samuel Lopes é Médico, especialista em trauma do esporte. Membro efetivo da sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte.

Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Juiz de Fora – MG.
Reabilitação -Tratamento – Ortopedia – Medicina Esportiva – Saúde
Site: www.drsamuellopes.com.br
Instagram:@ drsamuellopes
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjyIdBIYxiFKYzGsm8wdbEga






***


Nenhum comentário:

Postar um comentário