Assista nossos Programas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Centro Cultural São Paulo realiza o seminário Verbo Conjugado

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza a terceira edição do seminário Verbo Conjugado, de 28 a 31 de julho, na Sala Zero, com entrada gratuita. O evento integra a 6ª edição da Verbo 2010, organizada pela Galeria Vermelho, instituição que, em parceria com o CCSP, leva ao público, durante uma semana, um panorama abrangente sobre a arte da performance, que inclui ações e instalações criadas por artistas brasileiros e de outros países. Na Galeria Vermelho, a programação ocorrerá de 26 a 31 de julho.

Programação:

Verbo Conjugado
Dias 28, 29 e 30
Mediação: Mario Ramiro (artista plástico e professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP)
Nesta terceira edição do Verbo Conjugado, a prática da performance em arte será abordada a partir de três temas: a identidade, sexualidade, feminino e feminismo/o rastro, telepresença, locução e fala, labor, o cotidiano e a insistência do presente na arte contemporânea.
Quarta a sexta-feira, das 15h às 18h
Piso Caio Graco - Sala Zero

Agora eu era você, com Fernanda Chieco
Dia 29 - quinta-feira, das 15h às 16h30
Partindo da experiência do desenho com modelo vivo, a artista Fernanda Chieco posará nua como modelo. Os participantes interessados em desenhá-la também devem ficar nus. Com esta proposta, a clássica situação de sujeito e objeto, característica desse tipo de prática, fica relativizada por meio da igualdade que se estabelece com a nudez de todos. Durante a sessão de poses a artista vai conversar com os participantes sobre assuntos do universo do seu trabalho plástico.
Público: interessados em geral a partir de 18 anos, portando documento de identidade.
Espaço Cênico Ademar Guerra (40 lugares)
Observação: Para participar do workshop, todos os interessados terão de assinar um termo de ciência e concordância sobre as condições de sua participação, ou seja, sua própria nudez e o comprometimento em respeitar a privacidade física e moral dos demais participantes. Este termo de ciência e concordância será assinado por todos os participantes antes do início da atividade.

El lugar y palabra. Conversación interferida. Beirute, de Fernando Renjifo
Dia 29, quinta-feira, 19h
Performance criada a partir de conversas que aconteceram em Beirute (Líbano), em janeiro de 2008, e leitura de alguns poetas árabes contemporâneos relacionados com a região, como o sírio-libanês Adonis e o palestino Mahmoud Darwish. Formalmente, essa obra faz uso do cruzamento do teatro e outras linguagens (vídeo, cinema e performance) investigando os vários modos de presença cênica.
Espaço Cênico Ademar Guerra (60 lugares)


O nome, de Maurício Ianes
Dia 30, sexta-feira, às 18h
Com o Coral do Centro Cultural São Paulo
Regência: Mara Campos
Dezesseis cantores líricos, oito homens e oito mulheres, espalhados pelo ambiente em meio ao público, cantam uma das letras da palavra Inefável. As letras são cantadas com apenas um pulmão (uma inalação), terminando junto com o fôlego dos cantores.
Piso Caio Graco - Sala Zero


Teoria da fala, de Pedro Barateiro
Dia 31, sábado, às 19h
O artista e um antropólogo apresentam uma pesquisa feita a partir das 19 páginas do diário de um indivíduo que viveu numa comunidade em que a linguagem escrita seria abolida. A comunidade, que, nos anos 1950, privilegiava a oralidade em detrimento da escrita, criou uma forma mais complexa de língua a partir da expressão vocal. Durante a apresentação serão lidos trechos dos manuscritos.
Espaço Cênico Ademar Guerra (60 lugares)


SERVIÇO:
Verbo Conjugado
De 28 a 31 de julho, vários espaços do CCSP
Entrada franca - Não há necessidade de inscrição
Informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo telefone 3397-4037

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso
Informações ao público: (11) 3397-4002

Nenhum comentário:

Postar um comentário