Assista nossos Programas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Empresas de alimentação assinam acordo para contratar alunos do Planteq e Projovem

Nessa semana, em evento no CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, na Luz, foi assinado Termo de Colaboração entre a Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a ANR- Associação Nacional de Restaurantes, para a implantação de projeto-piloto, no qual as empresas do segmento alimentício, ligadas à entidade, se comprometem a absorver os melhores alunos formados nos programas de capacitação profissional Planteq e Projovem.
Durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, ressalta a importância da participação de entidades como a da ANR e também de sindicatos da área de telemática, Sintelmark e Sintratel. “O exemplo deles incentivarão outros sindicatos e empresas privadas a buscarem parcerias para capacitação de seus trabalhadores”.
Para o presidente da ANR, Claudio Luiz Miccieli dos Santos, a parceria beneficiará tanto os trabalhadores como os empregadores. “Essa é a primeira vez que uma ação desse tipo é firmada com o poder público. O setor alimentício tem muitas dificuldades de conseguir profissionais para trabalhar nos restaurantes , por isso a qualificação é fundamental para o nosso setor”, afirma Santos.
Já Marcos Cintra destacou a necessidade de motivar as pessoas a buscarem a qualificação. “Como é possível oferecermos 18 mil vagas para cursos gratuitos, pagando transporte e lanche e apenas a metade dessas vagas serem preenchidas? Dessa forma convênios como esse garantem oportunidades para os melhores alunos, vão estimular as pessoas a investirem em seu aperfeiçoamento pessoal, profissional e intelectual”, completou o secretário.
Percussores – Em abril, os sindicatos da área de telemática, Sintelmark e Sintratel, foram os primeiros a abraçarem a proposta de contratar os alunos formados pelo Planteq e Projovem e estipularam cotas para cada empresa com uma reserva de 9 mil vagas. Essa ação é tripartite (governo, sindicatos e iniciativas privadas). Outros sindicatos e empresas privadas interessadas em participar podem entrar em contato com a Semdet ou ainda com departamento de Captação de Vagas do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário