Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia Internacional de MPS

Dia Internacional de Conscientização sobre MPS é comemorado em São Paulo
O evento da capital paulista contou com a presença do atleta paraolímpico de vôlei, Deivisson.

O Dia Internacional de Conscientização sobre MPS foi comemorado na cidade de São Paulo no sábado, 15 de maio, com um evento organizado pela Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses (APMPS), no Clube Escola Jardim São Paulo, em Santana.
Contou com a presença de portadores de MPS, médicos, representantes de associações e de entidades apoiadoras. Em meio a barraquinhas de cachorro-quente, algodão doce, pastel e churros, as crianças brincaram com balões e assistiram a palestras.
Um dos destaques do evento foi a palestra do atleta paraolímpico de voleibol, Deivisson, que não conhecia essa doença rara específica e, através do relato da sua experiência pessoal, incentivou os portadores presentes na busca pela superação. Reforçou, assim, a necessidade de eventos de conscientização como aquele para a esclarecer sobre os sintomas da MPS e, principalmente, atrair a atenção das entidades para apoio à causa.
"Os portadores de alguma deficiência precisam muito de ajuda e incentivo", disse Deivisson. "São, antes de tudo, manifestações de amor e carinho como estas que fazem muito bem a quem recebe".
MPS, ou Mucopolissacaridoses, é um tipo de doença hereditária causada por erros inatos do metabolismo que determinam a diminuição da atividade de certas enzimas que atuam numa estrutura da célula chamada lisossomo. Os sinais e sintomas da doença variam de acordo com a enzima que está em falta no organismo. Em geral, os portadores (95% crianças e adolescentes), possuem características próprias, entre as quais o comprometimento da inteligência e do coração, cabeça aumentada, hérnias, aumento de fígado e baço, deformidades ósseas, baixa estatura, limitação articular, infecções recorrentes de vias aéreas e apnéia (parada da respiração) durante o sono, dificuldades nas atividades diárias e grave comprometimento da qual idade da vida do paciente e de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário