Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Programa Saúde no Esporte eleva a qualidade de vida da população

A prática da atividade física melhora a qualidade de vida e diminui o estresse, garantindo mais saúde para quem exercita o corpo com consciência. Pensando isso, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação criou o Programa Saúde no Esporte (PSE).

"Esse programa está sendo desenvolvido com a parceria de várias secretarias municipais. Além da Secretaria do Esporte, as pastas de Saúde, do Verde e Meio Ambiente e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida estão engajadas nessa idéia", explica Carlos Vazzoler, responsável pelo programa.
Atualmente, a alimentação inadequada, com o consumo excessivo de açúcar e gorduras saturadas e o uso de bebidas alcoólicas, do tabaco e drogas ilícitas, compromete o bem-estar e torna o processo de envelhecimento da população brasileira similar ao de países desenvolvidos. Pessoas com mais de 45 anos, por exemplo, respondem por 70% dos casos de artrite/reumatismo, câncer, diabetes, hipertensão e doenças de coração. Os mais jovens também precisam ser orientados, já que o uso exagerado do computador pode trazer graves conseqüências.
Com o objetivo de direcionar as pessoas para práticas saudáveis e reduzir os fatores de risco à saúde que o programa Saúde no Esporte desenvolve um trabalho nos Clubes Escola. "O objetivo é auxiliar a população na prevenção da saúde, melhorar a qualidade de vida e diminuir os custos com problemas de saúde para os menos favorecidos", explica Vazzoler. Dentistas, enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos colaboram nesses procedimentos.
No período entre março e novembro de 2009, um levantamento feito pelo PSE nos Clubes Escolas apontou, por exemplo, que 89% do grupo analisado apresentou controle ou melhora da pressão arterial; 64% registrou diminuição do peso; e foi contatada regressão das manchas brancas ativas de cáries em 84% dos dentes após aplicação intensiva de flúor. "Tínhamos uma grande expectativa, mas nessa ocasião o objetivo foi triplicado", enfatiza Vazzoler.
A interação entre o público e os atendentes gerou desenvolvimento de sugestões e temas para palestras a serem dadas pelas próprias equipes de atendimento, além de estabelecer uma relação de confiança de ambas as partes, o que facilitou para o esclarecimento de temas como educação, saneamento, habitação, trabalho, alimentação e meio ambiente.
Os 80 modelos de atividades mobilizaram tanto ações coletivas, como a realização de palestras, dinâmicas e grupos de controle, quanto ações individuais, nas avaliações, no atendimento e nas orientações.
A preocupação com a eficiência na orientação multiprofissional coletiva, o respeito e a valorização dos usuários e a melhoria na qualidade de vida de cada um foram metas atingidas pelos profissionais, que também tiveram a oportunidade de aprender com aqueles que fizeram parte do programa.
Hoje, o programa Saúde no Esporte está presente em 50 Clubes Escola e atende mais de 150.000 usuários por mês. No entanto, a expectativa da equipe coordenada por Carlos Vazzoler é ainda maior: "A idéia é expandir o programa para todos os Clubes Escolas da Cidade. Já trabalhamos aos finais de semana nos eventos da Prefeitura, como foi no caso da Virada Cultural", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário