Assista nossos Programas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Empresas despreparadas na administração de condomínios

Secovi-SP alerta para surgimento de empresas despreparadas na administração de condomínios


Segundo estimativas do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), somente na capital paulista mais de 37 mil novas unidades residenciais devem ser comercializadas em 2010, em sua maioria apartamentos. Isso significa que cerca de 150 mil pessoas estarão procurando serviços de administradoras de condomínios.

“Nosso setor responde pela qualidade de vida e pela preservação do patrimônio de cada proprietário ou usuário de um bem imóvel”, afirma Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. “Temos empresas sérias e idôneas, capazes de oferecer serviços à altura das necessidades do síndico e do condomínio, com competência técnica”, adiciona Gebara.

O cenário também desperta interesse em profissionais que desejam trabalhar num mercado caracterizado pela perenidade. “Os condomínios não saem do lugar e estarão sempre a exigir os serviços de uma administradora”.

Contudo, o vice-presidente alerta para o surgimento de empresas totalmente despreparadas para a função. “Como apresentam preços mais convidativos (neles não estão embutidos os custos inerentes à competência e à atuação responsável), acabam ganhando mercado, exercendo predatória concorrência com as administradoras de fato e, pior, prejudicando inúmeros clientes iludidos pelo fator preço”.

Segundo ele, tal processo não ocorre apenas com novas administradoras. Existem outras prestando um desserviço às pessoas e, principalmente, comprometendo a imagem do setor, no qual se inserem sem maiores preocupações ou respeito à atividade.

Gebara afirma que a única forma de romper com esse estado de coisas é a autorregulamentação das empresas especializadas em administração condominial. “Precisamos definir caminhos para assegurar aos nossos clientes serviços pautados pela excelência, permitindo que possam separar o joio do trigo. Não há mais como adiar essa tomada de decisão."

A autorregulamentação, que vem sendo objeto de discussões em âmbito nacional, terá a oportunidade de avançar decisivamente durante a realização do Enacon Secovi-SP 2010, nos dias 17 e 18 de junho, na sede do Sindicato.

O evento contará com a participação de empresários e profissionais de diversas localidades. “A partir do evento, teremos um novo instrumento de seleção à disposição de síndicos e demais interessados, um divisor de águas que vai reescrever a história de nosso setor”, conclui o dirigente.

http://www.secovi.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário