Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prefeitura realiza primeira reunião com o consórcio vencedor da Nova Luz

A Prefeitura se prepara para a largada dos trabalhos do consórcio vencedor da licitação da Nova Luz, formado pelas empresas Concremat Engenharia, Companhia City, Aecom Technology Corporation e Fundação Getúlio Vargas (FGV), que será responsável pela elaboração do projeto urbanístico para a região. O início dos trabalhos foi definido para a segunda quinzena de junho. O assunto foi um dos temas discutidos na primeira reunião, realizada na última sexta-feira, entre representantes do consórcio e o prefeito de São Paulo, na sede da Prefeitura. Participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e o secretário municipal de Planejamento.
"Antes de tudo, queria dar boas-vindas aos membros do consórcio vencedor. É o começo de uma relação de apoio para o desenvolvimento de um grande projeto, que não fique na prateleira, mas que seja posto em prática. Vamos fornecer toda a infra-estrutura e retaguarda para que os objetivos sejam alcançados, permitindo que a requalificação urbanística da Nova Luz obedeça às diretrizes determinadas pela Prefeitura e que constam no edital de licitação. Queremos uma total revitalização da área, e essa intervenção é prioritária para a nossa gestão", disse o prefeito.
A próxima etapa é a elaboração de um projeto preliminar, que deverá ser concluído em quatro meses. Por mais dois meses, esse projeto ficará em consulta pública, e então o consórcio terá mais quatro meses para a elaboração do projeto final. Dessa forma, está prevista para abril de 2011 a conclusão dos trabalhos.
"A etapa de consulta pública é de extrema importância. Queremos a participação da sociedade e de entidades interessadas, para que a revitalização da Nova Luz seja boa para a Cidade e tenha um caráter consensual, democrático", afirmou o prefeito.

Reuniões periódicas
Encontros quinzenais serão realizados entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), e as empresas. "Se houver necessidade de aumento dessa freqüência, podemos encurtar o prazo. O importante é o acompanhamento e o cumprimento das quase 50 diretrizes definidas pela Prefeitura para a região", falou o secretário da SMDU.
A Concremat, líder do consórcio, coordenará o trabalho e elaborará o Estudo de Impacto Ambiental, bem como fará a realização dos estudos setoriais, em articulação com as áreas de engenharia e tráfego da Prefeitura. A empresa também será responsável pela gestão administrativa do consórcio e seu representante no relacionamento com o poder público. A Cia. City será responsável, em conjunto com a Aecom, pela elaboração do Projeto Urbanístico Específico e pelo Plano de Urbanização da Zeis, conforme consta no edital, além da elaboração de um plano de comunicação e de fornecer apoio jurídico ao consórcio. À Aecom caberá a coordenação técnica geral do projeto, a coordenação do Projeto Urbano Específico, do Plano de Urbanização da Zeis, em conjunto com Cia. City, e a elaboração do Relatório Final do Projeto Urbanístico da Nova Luz. A FGV será responsável pelos estudos de viabilidade econômica, mercadológica e de situação fundiária.
"O projeto está sendo encarado como um grande desafio por todos nós. Queremos gerar uma grande transformação urbanística, que sirva de exemplo para outras cidades do País", disse Elizeu de Lima, diretor-executivo da Concremat.
A Aecom, empresa americana com experiência na revitalização de cidades como Londres e Manchester, na Inglaterra, também participou de projetos pelo Brasil. "Pouca gente sabe, mas já fizemos trabalhos em Brasília e Salvador, conhecemos as particularidades do País. O que faremos é utilizar todo o nosso conhecimento para ajudar na elaboração de um projeto emblemático", falou Paulo Coelho, diretor-geral da Aecom no Brasil.
A Cia. City, que comemora 100 anos de existência ano que vem, considera a oportunidade única. "A participação de nossa empresa no projeto de reurbanização da Nova Luz é uma oportunidade histórica, pelas particularidades que ele encerra", comentou José Bicudo, diretor-presidente da empresa.
O estudo de viabilidade econômica, de responsabilidade da FGV, terá caráter extremamente criterioso. "Vamos manter o padrão de excelência da instituição na realização desse trabalho. Queremos que o projeto seja auto-sustentável e que ele atraia investidores estrangeiros, já que o Brasil nunca recebeu tantos recursos de fora como agora", declarou Antônio Aidar, diretor de controle da FGV.

"Caminho Português de Santiago"

TAP apoia peregrinos no "Caminho Português de Santiago"


Este ano é celebrado o “Ano Santo Jubilar”, ano em que se comemora cada vez que 25 de julho, dia do apóstolo Santiago, coincide com o domingo. Segundo a Igreja Católica, os peregrinos podem conseguir o perdão pleno. Os últimos anos foram 1993, 1999, 2004 e 2010. Depois somente em 2021.

A TAP em parceria com o Projeto Momento Único tem o objetivo de oferecer apoio àqueles que desejam percorrer o Caminho Português de Santiago e informar sobre os momentos de fé na peregrinação, a acolhida aos romeiros, a boa alimentação lusitana, as facilidades do mesmo idioma e a acomodação dos portugueses. A acolhida aos peregrinos e o silêncio são destaques no Caminho Português.

A companhia disponibiliza aos viajantes que desembarcarem na cidade do Porto transporte rodoviário gratuito para as cidades na Galícia: Tuy, Porrino, Vigo, Pontevedra, Caldas de Reys, Santiago de Compostela, Ribavadia e Orense.

A TAP liga o Brasil à Europa a partir de nove capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campinas ( a partir de julho), Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Todos os vôos alcançam as saídas para o Caminho de Santiago de Compostela, além disso a TAP oferece ótimas tarifas para a cidade do Porto.

Para obter mais informações e/ou adquirir passagens, os peregrinos podem acessar o site www.flytap.com e www.momentounico.com.

______________________________________________________

Mais sobre a TAP:

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 64 destinos em 30 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Eleita, em 2009, a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards.

Dia Internacional de MPS

Dia Internacional de Conscientização sobre MPS é comemorado em São Paulo
O evento da capital paulista contou com a presença do atleta paraolímpico de vôlei, Deivisson.

O Dia Internacional de Conscientização sobre MPS foi comemorado na cidade de São Paulo no sábado, 15 de maio, com um evento organizado pela Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses (APMPS), no Clube Escola Jardim São Paulo, em Santana.
Contou com a presença de portadores de MPS, médicos, representantes de associações e de entidades apoiadoras. Em meio a barraquinhas de cachorro-quente, algodão doce, pastel e churros, as crianças brincaram com balões e assistiram a palestras.
Um dos destaques do evento foi a palestra do atleta paraolímpico de voleibol, Deivisson, que não conhecia essa doença rara específica e, através do relato da sua experiência pessoal, incentivou os portadores presentes na busca pela superação. Reforçou, assim, a necessidade de eventos de conscientização como aquele para a esclarecer sobre os sintomas da MPS e, principalmente, atrair a atenção das entidades para apoio à causa.
"Os portadores de alguma deficiência precisam muito de ajuda e incentivo", disse Deivisson. "São, antes de tudo, manifestações de amor e carinho como estas que fazem muito bem a quem recebe".
MPS, ou Mucopolissacaridoses, é um tipo de doença hereditária causada por erros inatos do metabolismo que determinam a diminuição da atividade de certas enzimas que atuam numa estrutura da célula chamada lisossomo. Os sinais e sintomas da doença variam de acordo com a enzima que está em falta no organismo. Em geral, os portadores (95% crianças e adolescentes), possuem características próprias, entre as quais o comprometimento da inteligência e do coração, cabeça aumentada, hérnias, aumento de fígado e baço, deformidades ósseas, baixa estatura, limitação articular, infecções recorrentes de vias aéreas e apnéia (parada da respiração) durante o sono, dificuldades nas atividades diárias e grave comprometimento da qual idade da vida do paciente e de sua família.

Psicologia: Um convite para estudar o ser humano

A Universidade Metodista de São Paulo está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo 2ª semestre 2010 do curso de Psicologia. Estudos dos comportamentos são as bases para as aulas que abordam recursos e potenciais de todo indivíduo, assim como suas fraquezas e distúrbios.

Para a realização desses estudos, a Instituição oferece aos alunos todo acompanhamento para formar bons profissionais. A matriz curricular conta com estágios e vivências práticas. “O aluno, desde o início de sua formação, já se insere em uma prática que tem como finalidade aproximá-lo de alguns aspectos do exercício profissional. Além de possibilitar a reflexão, problematização da realidade e conhecimento sobre as normas de conduta ética adequada diante de populações, instituições e colegas”, explica a coordenadora do curso, professora Hilda Capelão.

O curso da Metodista está entre os 15 melhores do País, segundo classificação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Com isso, o mercado de trabalho automaticamente também confere esse reconhecimento.

Para o Processo Seletivo 2º semestre 2010, a Metodista também oferece opções de Graduação nas áreas de Exatas; Gestão e Negócios, Humanidades e Saúde. Os interessados podem efetuar sua inscrição via Internet (www.metodista.br/vestibular) ou pessoalmente no Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo do Campo). Mais informações pelo Portal da Universidade (www.metodista.br), pelo telefone (11) 2462-2222 (Grande São Paulo) ou 0800 889 2222 (demais localidades).

Rede Metodista de Educação - Criada oficialmente em 2006, a Rede Metodista de Educação é um sistema integrado entre instituições de Ensino Metodistas de todo o País. São escolas centenárias, pioneiras na aplicação de inovações pedagógicas, e também as mais novas, todas comprometidas com princípios e valores cristãos e com a busca de qualidade em todos os níveis. Atualmente, são mais de 50 instituições educacionais em dez estados brasileiros, chegando a mais de 60 mil alunos na educação básica, ensino técnico e educação superior, no ensino presencial e a distância. Mundialmente, a educação metodista está presente em mais de 60 países.

"Vovô virou uma estrelinha"

O que se deve ou não falar com as crianças quando o assunto é Morte?

Poucos assuntos afligem mais os pais do que ter que falar sobre morte com seus filhos pequenos. O tema ainda é tratado como tabu em muitas famílias, que para evitar que a criança sofra com a perda de algum parente ou amigo, usa de vários artifícios para justificar sua ausência. Tal comportamento é criticado por psicólogos e psicopedagogos que afirmam que os pais devem tratar o assunto com naturalidade e, principalmente, sempre dizer a verdade a seus filhos.

Segundo a pedagoga e psicóloga Maria Grupi, a morte só é impactante para aqueles adultos que não tiveram a oportunidade de trabalhar estas questões quando crianças. Para ela, a melhor forma de abordar o assunto é explicando às crianças sobre o ciclo da vida. "As crianças precisam aprender que todos os seres vivos, sejam bichos, plantas ou homens morrerão um dia para dar lugar a outros seres vivos", afirma.

Leia abaixo respostas da psicóloga Maria Grupi para algumas questões:

. É correto afirmar que apenas as pessoas mais idosas morrem?
Não. É importante que a criança entenda quais motivos levam uma pessoa à morte: velhice, uma doença de difícil cura ou um acidente. Uma criança pode morrer também? Pode, mas deve-se frisar que isto é algo muito raro.

. E para a pergunta "para onde as pessoas vão depois de mortas?". O que responder?
A explicação para esta questão deve acompanhar a crença de cada um. Há os que acreditam na ressurreição e na vida eterna (céu), os que crêem na reencarnação e também os que acham que a morte é o fim. Se o pai não tem uma crença definida, isto também deve ser dito à criança. Falar que virou uma estrelinha é adiar o problema, já que, no futuro, os pais serão questionados sobre isso pelos filhos, que ao saberem que foi uma história inventada, passarão a não mais confiar nas respostas dadas pelos pais.

. A criança deve ser levada a um velório?
As crianças devem, sim, ver como é um velório e um enterro. Não há a necessidade de ficar muito tempo nestes eventos, mas devem saber e ver o que acontece nestes momentos, sempre da forma mais tranqüila e respeitosa possível.
No caso de alguém muito doente, também é importante que a criança faça visitas regulares, a fim de ter a oportunidade de acompanhar a evolução da doença. Assim, os pais terão um aliado, no caso de um futuro falecimento, que é a própria observação da criança.

. Como vivenciar o luto?
A saudade da criança por alguém que morreu deve ser tratada como algo absolutamente normal pelos pais, assim com a vontade de chorar quantas vezes quiser. Todos devem viver o luto profundamente.

Novas técnicas de reprodução humana previnem a transmissão de doenças genéticas.

NOVAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO HUMANA PREVINEM A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS

A gravidez espontânea, sem tratamento, ocorre mais rapidamente em algumas mulheres do que em outras, dependendo da fisiologia individual ou de fatores comportamentais. Tanto os homens quanto as mulheres contribuem com cerca de 30-40% das causas de infertilidade.

Diagnosticar, em reprodução humana, significa detectar – com ajuda de um especialista – uma dificuldade de gerar uma nova vida. É importante frisar que a infertilidade não quer dizer incapacidade permanente, e com auxílio de profissional e tratamento adequado o problema pode ser superado.

A medicina da reprodução humana tem avançado muito rapidamente. Após o advento do ICSI (Injeção Intracitoplasmática de espermatozóide), abriu-se caminho para outras tecnologias envolvendo a micro manipulações de gametas.

O PGD (Diagnóstico Genético Pré-implantacional) é um exame de alta tecnologia que permite identificar os embriões portadores de desordem genética antes de transferi-los para o útero materno. Esta técnica previne a transmissão de doenças genéticas, pois, com a identificação e separação dos embriões geneticamente normais, o índice de sucesso de uma gestação aumenta, beneficiando principalmente aqueles casais com alto risco genético.


*Dr. Armindo Dias Teixeira – O Dr. Armindo é especialista em videolaparoscopia e vídeo-histeroscopia, além de possuir vasto conhecimento em reprodução. Na Santa Casa de São Paulo fez sua graduação em medicina, residência em ginecologia e obstetrícia e estágio em Esterilidade Conjugal e Laparoscopia. Fez estágio em Reprodução Humana e Ultrassonografia na Universidade de Valência, na Espanha. No Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha), fez estágio em Reprodução Humana (Fertilização in Vitro). Possui estágio em Cirurgia Laparoscópica na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Atualmente trabalha com reprodução humana na Clínica Berenstein de Atendimento à Mulher.


Sobre a Clínica Berenstein de Atendimento à Mulher
A Clínica Berenstein de Atendimento à Mulher é coordenada pelo ginecologista e feminólogo Dr. Eliezer Berenstein. Ele reuniu oito profissionais de saúde que atuam buscando a qualidade de vida feminina por meio do exercício da feminologia clínica. Essa nova técnica é aplicada por uma equipe multi e trans disciplinar.

Dor de cabeça com 3D pode ser “avatar” do estrabismo

É o que sugere o autor do artigo - 3D headache may be ‘avatar’ of strabismus or other binocular vision condition – publicado no Eurotimes, Jornal da Sociedade Européia de Catarata e Cirurgia Refrativa


Se as imagens em 3D do filme Avatar de James Cameron não forem o motivo da sua dor de cabeça, elas podem ser um indicativo de um problema ocular ainda não diagnosticado, defende o neuro-oftalmologista David Granet, pesquisador da Universidade da Califórnia, autor do artigo.

Há grande um número de pessoas que relatam sintomas desagradáveis após assistirem uma produção em 3D. Estes sintomas podem indicar uma série de doenças ou moléstias. Granet sugere que se alguém sente dor de cabeça, após assistir Avatar, deve investigar a razão desta dor. No caso da esposa do próprio médico, relatado no artigo, uma anisometropia - nome que se dá à condição em que o erro refrativo é diferente entre os olhos - pode ter sido a causa da dor de cabeça. Ele conta que a esposa, aos 90 minutos do filme, começou a sentir-se mal, enjoada. Após retirar os óculos por 20 minutos, voltou ao seu estado normal.

O médico explica que o grande esforço tentando fundir as imagens diferentes apresentadas a cada olho causou o cansaço visual da esposa. Para ver a imagem em 3D é necessário que a imagem formada em cada olho seja clara. “Se seus olhos não estão vendo a mesma imagem, seu cérebro tem que fazer muito esforço para mesclar
as duas imagens. Em última análise, é o seu cérebro que está fazendo o esforço que causa a dor de cabeça, mas são os olhos que estão criando o trabalho extra para seu cérebro”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Em condições normais, esta situação de esforço extra para os olhos pode não representar um problema, porque quando você apresenta fadiga visual, na frente do computador, você se levanta por cinco minutos, descansa os olhos e fica bem novamente. “Mas quando você está no cinema, assistindo um filme como Avatar, que tem 162 minutos, você tem que concentrar-se mais para fundir as imagens. É isto o que causa a dor de cabeça”, explica o oftalmologista.

Mesmo os pacientes com visão normal podem ter dificuldades para assistir a produções em 3D, em parte porque não é possível, no mundo real, focar a profundidade dos objetos, como é nos filmes. “A adaptação ao uso dos óculos 3D também pode causar algum desconforto, mas para a maioria das pessoas esta sensação é temporária”, explica Centurion.

Portanto, uma dor de cabeça forte, de longa duração ou a incapacidade de perceber as imagens em 3D do filme podem indicar um problema ocular. “Estes sintomas podem ser uma bandeira vermelha, especialmente em crianças, tornando-se indispensáveis um teste de triagem para anisometropia, estrabismo ou ambliopia”, alerta o diretor do IMO.

Problemas com 3D

Pacientes com alterações da retina, desequilíbrio nos músculos ópticos e com dificuldade para controlar os olhos são mais propensos a apresentarem os sintomas negativos com o uso dos óculos 3D porque estes filmes tendem em exagerar, além do que ocorre em situações cotidianas, na separação das duas imagens projetadas. “Mesmo um paciente sem nenhum problema visual também pode ter problemas com a fusão das imagens em 3D, o que pode prejudicar seus músculos visuais e sua capacidade neuroadaptiva”, explica o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO.

Para os pacientes que têm problemas com o uso dos óculos 3D, o mais provável é que estejam presentes distúrbios da motilidade ocular do qual eles ainda não têm conhecimento. “Para comprovar o diagnóstico são necessários realizar testes de phoria (desvios latentes dos olhos) e de tropia (desvios manifestos dos olhos). Pacientes com tropia, muitas vezes, apresentam também diplopia – mais conhecido como visão dupla –, o que os impede de perceber os efeitos dos filmes em 3D”, explica Eduardo de Lucca.

A diplopia pode ser congênita ou pode se desenvolver durante a vida, como resultado de um trauma, tumores ou paralisia do nervo óptico, provocada por diabetes ou outras doenças sistêmicas, como esclerose múltipla, miastenia grave ou problemas de tiróide.

A TV em 3D

Em alguns aspectos, além dos méritos artísticos, é curioso que Avatar tenha conseguido chamar tanta atenção para o emprego de novas tecnologias. “No momento em que caminhamos para o advento da televisão em 3D, mais espectadores poderão ter problemas com as imagens em profundidade. É o que defende David Granet, autor do artigo, pois é muito mais complexo para o cérebro acompanhar, por exemplo, um evento esportivo, como uma partida de futebol, repleta de movimentos muito rápidos, numa tela pequena”, alerta o oftalmologista Eduardo de Lucca.

No início deste ano, um canal inglês transmitiu um jogo de futebol em 3-D em TV aberta. Os Estados Unidos fizeram a estréia em abril, com o Master de Golf. A rede de televisão a cabo ESPN também estreará, em junho, o novo canal ESPN 3D, com a transmissão de jogos do mundial de futebol da África do Sul. No total, a rede esportiva vai transmitir 85 eventos em 3D durante o primeiro ano do serviço, enquanto a Discovery, em aliança com Sony e Imax, lançará outro canal, ainda sem nome, para distribuir a cabo e por satélite conteúdo 3D. Os canais Fox e DirecTV anunciaram que terão parte de sua programação pronta para a terceira dimensão, nos EUA, já neste ano. É um sinal do que poderá acontecer por aqui...

As TVs em 3D já estão no mercado e vendendo bem. “Uma onda de dores de cabeça pode surgir, pois, há, definitivamente, um subconjunto da população que sempre se sentirá desconfortável diante destas imagens. O melhor é experimentar o novo aparelho na loja, para saber se compensa levar ou não a tv para casa”, alerta o oftalmologista Eduardo de Lucca.


CONTATO:
www.imo.com.br
imo@imo.com.br
http://twitter.com/clinicaimo

MARKETING DIGITAL NA WEB

Aprenda sobre marketing digital, e-branding, planejamento estratégico digital e redes sociais

A Impacta Certificação e Treinamento promove em São Paulo, no dia 29 de maio, das 10h às 13h30, a palestra "Marketing Digital - Inovações para um mundo cada vez mais conectado", que visa proporcionar conhecimentos não só sobre o marketing na internet, como também sobre o impacto de marcas na rede mundial (e-branding), e noções de planejamento estratégico digital e de redes sociais.
O evento é gratuito e voltado a estudantes de comunicação, marketing, internet; profissionais de agências; e também anunciantes.

Programação:
10h às 11h- Palestra sobre e-branding
Marcelo Trevisani, especialista em branding pelo Centro Universitário Belas Artes, comanda palestra que abordará pontos como: marcas mais valiosas; o impacto das marcas na internet; como construir a presença digital da marca; marketing de busca.

11h às 12h- Palestra sobre Planejamento Estratégico Digital
Felipe Morais, especialista em planejamento de comunicação e projetos digitais, explicará a importância do planejamento para o marketing digital, o que esperar de um site, o novo consumidor, a web 2.0, métricas e buscadores.

12h15 às 13h15- Palestra sobre redes sociais
Gustavo Hollatz, gerente de redes sociais e E-CRM da McCann-Erickson, esclarecerá o que são mídias sociais e a importância de estar inserido nelas. Além disso, tratará dos tópicos: reputação digital, relevância, Idle time, métricas das redes sociais e relatórios.

Sobre os palestrantes
Marcelo Trevisani
Profissional especializado na construção e gestão de marcas, designer estratégico, especialista em branding pelo Centro Universitário Belas Artes, e mestre em Gestão de marcas pela Anhembi Morumbi. Atua como gestor de marcas e designer na LEN Comunicação e Branding.
Felipe Morais
Publicitário pós-graduado em planejamento estratégico, especialista em planejamento de comunicação pela MiamiAdSchool, e especialista em projetos digitais. Já atuou em agências como PublicisBrasil, FullTecno, A1Brasil e Neogama, atendendo grandes empresas como Nestlé, Bovespa, Danone, HSBC, Pirelli. Felipe também é autor do livro Planejamento Estratégico Digital

Gustavo Hollatz
Graduado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP e pós-graduado em marketing pelo Mackenzie, Hollatz trabalhou como Gerente de Social Media da agência iThink, e atualmente é Gerente de Redes Sociais e E-CRM da McCann-Erickson
A participação é gratuita, mas os participantes podem colaborar com um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será doado à Casa de Apoio Vida Divina de assistência a crianças com câncer.

Agenda:
Palestra gratuita "Marketing Digital. Inovações para o mundo cada vez mais conectado"
Data: 29 de maio de 2010
Horário: das 10h às 13h30
Local: Teatro Gazeta
Endereço: Avenida Paulista, 900 - Próx metrô Trianon Masp
Mais informações e inscrições http://www.impacta.com.br/eventos/palestras-gratuitas.php#
ou (11) 3254-2200

Sobre a Impacta Certificação e Treinamento
A Impacta Certificação e Treinamento, especializada em treinamentos e certificações na área de TI e Design, é uma das três divisões do Grupo Educacional Impacta Tecnologia. A divisão de Educação Acadêmica, formada pela FIT - Faculdade Impacta Tecnologia e Colégio Impacta Tecnologia da Informação, e a Editora Impacta, especializada em desenvolver materiais didáticos, completam o maior grupo educacional de tecnologia do Brasil.
A Impacta Certificação e Treinamento ministra mais de 300 treinamentos nas áreas de Redes, Design, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Aplicações e Office. A divisão Impacta Educação Acadêmica conta com cursos de Graduação, Pós-graduação, extensão, MBA, nas áreas de T.I., Gestão e Design, além de três cursos técnicos em Mecatrônica, Informática Industrial e Telecomunicações. A Divisão Editora Impacta, já desenvolveu mais de 300 materiais didáticos nas áreas de TI, Gestão e Design.
Mais de 25 mil empresas nacionais e internacionais são clientes do Grupo Educacional Impacta Tecnologia, que em mais de 20 anos de história já capacitou mais de 350 mil alunos.
A empresa está instalada em três unidades na cidade de São Paulo, na Av. Paulista, 1009, na Rua Árabe, 71, próxima ao metrô Santa Cruz e na Rua Luis Coelho, 223, próxima ao metrô Consolação. Entre seus parceiros estão empresas como Adobe, Microsoft, Prometric, Corel, Autodesk, Oracle, SAP, entre outras.

A lei antifumo pegou!?

* Antonio Gonçalves

Há pouco menos de um ano, a lei antifumo ainda recebe a estigma de que não vai pegar. A razão é que apesar das 736 autuações por desrespeito à norma em todo o Estado nenhum grande estabelecimento foi fechado e ainda paira desconfiança de que a lei não é cumprida em sua integralidade. Entretanto, 374 multas foram aplicadas em São Paulo e 362 foram no interior, de um resultado decorrente de 322.033 ações de fiscalização.
Mas a lei é eficaz? A resposta é afirmativa, afinal, não é necessário destaque na mídia com um estabelecimento lacrado pra constatar que as pessoas não fumam mais no interior dos estabelecimentos.
A maior dúvida era saber se eles conseguiriam conter o ímpeto dos fumantes sem perderem o cliente nem reduzir o movimento e, ainda assim, estarem no cumprimento da nova lei. Após os primeiros meses de vigência da norma o que se viu foi o cumprimento quase integral pelos estabelecimentos comerciais que desenvolveram uma estratégia para segurarem os fumantes: proporcionaram o acesso à calçada e o retorno deles para o interior do estabelecimento sem qualquer constrangimento e, quando isso não é possível por conta do estabelecimento não estar localizado na rua, uma área aberta foi criada para atender as necessidades dos fumantes.
Se por um lado o Governo do Estado de São Paulo conseguiu separar os fumantes dos não fumantes, outros problemas foram criados por conseqüência direta dessa proibição, o que fatalmente trará seqüelas num futuro muito próximo.
O primeiro problema é cheiro de cigarro que fica impregnado nos não fumantes. Em vários estabelecimentos o problema persiste por conta da área reservada aos fumantes ser a mesma da entrada das pessoas nos estabelecimentos e não raro um cliente é recebido com uma nuvem de nicotina advinda da área especial, que também é a calçada.
A lei conseguiu inibir o fumo no interior, mas a fumaça segue prejudicando os demais, ainda que em menores proporções, porque ao entrar e ao sair todas as pessoas são "contempladas" com a fumaça do cigarro.
O escopo principal da norma, proteger o não fumante, ainda não atingiu seu propósito integral e da forma como está apenas se mudou o cigarro de lugar. Os proprietários se preocuparam em defender seu movimento e não em criar medidas protetivas e conciliadoras para o não fumante.
O outro problema foi o aumento da quantidade de bitucas de cigarro jogadas na rua. Elas não se decompõem e se acumulam nos bueiros da cidade, portanto, o resultado prático será o entupimento de vários bueiros na cidade de São Paulo na época das chuvas. E como conter esse problema?
A solução não é a mantença dos fumantes do lado de fora, na rua, mas sim a criação de uma área nos fundos ou em algum local aberto com a presença de cinzeiros e sem o contato com pessoas não fumantes, assim poderemos afirmar que a lei antifumo obteve o sucesso integral, pois da forma como está se resolve parcialmente um problema para se criar outros.

* Antonio Gonçalves é advogado criminalista, membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e membro da Association Internationale de Droit Pénal - AIDP. Pós-graduado em Direito Penal - Teoria dos Delitos (Universidade de Salamanca - Espanha). Mestre em Filosofia do Direito e Doutorando pela PUC-SP. É especialista em Direito Penal Empresarial Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal); em Criminologia Internacional: ênfase em Novas armas contra o terrorismo pelo Istituto Superiore Internazionale di Scienze Criminali, Siracusa (Itália); Fundador da banca Antonio Gonçalves Advogados Associados, é autor, co-autor e coordenador de diversas obras, entre elas, "Quando os avanços parecem retrocessos -Um estudo comparativo do Código Civil de 2002 e do Código Penal com os grandes Códigos da História" (Manole, 2007).

1ª Central de Informação Turística GLS do País

Cidade de São Paulo inaugura a 1ª Central de Informação Turística GLS do País


São Paulo confirmou seu caráter vanguardista e inaugurou ontem, 17, a primeira Central de Informação Turística (CIT) GLS do Brasil, resultado da parceria entre a São Paulo Turismo (SPTuris), o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads), a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e o Casarão Brasil.
A pioneira CIT abrirá suas portas na rua Frei Caneca, 1.057, local onde funciona o Casarão Brasil, um centro de união da comunidade LGBT. O endereço terá sugestões especializadas de bares, lojas, bistrôs, cafés, shopping centers, feiras, restaurantes e clubes gays friendly, além do roteiro com os principais pontos turísticos de interesse geral, mapas, calendário de eventos e informações sobre a Cidade, como transporte, endereços e telefones úteis.
A SPTuris fornecerá o material promocional da Cidade e o treinamento aos dois atendentes bilíngües, que estarão à disposição do público das 10h às 19h. A administração caberá à Abrat-GLS.
"São Paulo é uma cidade que abraça todos os povos, todas as crenças, estilos e costumes. E é também a cidade da maior Parada LGBT do mundo. A inauguração de uma CIT voltada para esse público mostra como a Cidade investe em seus visitantes, sem exercitar a palavra discriminação. No ano passado, lançamos um guia para o público GLS que também está disponível para download no site oficial do turismo de São Paulo, o ", destaca o diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luiz Sales.
Ele explica ainda que a capital paulista é um dos principais destinos GLS do Brasil e possui centenas de estabelecimentos gay friendly. Em 2009, em sua 13ª edição, a Parada LGBT atraiu milhares de pessoas para a avenida Paulista, das quais cerca de 400 mil de fora da Cidade, o que significou uma movimentação de aproximadamente R$ 189 milhões na economia do município, de acordo com o Observatório do Turismo da cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris.
O diretor-superintendente do SPCVB, Toni Sando, ressalta também a importância do projeto. "É mais uma iniciativa que comprova a capacidade de São Paulo de atrair todos os públicos. Ao mesmo tempo, observamos um engajamento cada vez maior das entidades ligadas ao turismo, para receber bem e fidelizar os mais de 11 milhões de visitantes que vêm à Cidade anualmente", comenta.

Hospitalidade
"Criar uma Central de Informações Turísticas GLS demonstra mais uma vez a delicadeza da hospitalidade de São Paulo, que recebe cada um de seus visitantes respeitando suas especificidades e antecipando as expectativas", destaca o coordenador-geral da Cads, Franco Reinaudo.
O presidente do Casarão Brasil, Douglas Drumond, explica que "a nova CIT GLS é mais um serviço para a população e vem ao encontro da missão da nossa ONG, que visa o desenvolvimento de projetos com excelência que atendam a comunidade homossexual".
Com o crescimento expressivo, nos últimos cinco anos, do turismo GLS no Brasil, a criação de uma CIT direcionada a esse mercado é uma mostra do alto grau de profissionalização do setor na cidade de São Paulo. "A criação da primeira Central de Informação ao Turista GLS vem coroar a vocação que a cidade de São Paulo tem em acolher, bem receber e respeitar a diversidade", lembra o presidente da Abrat-GLS, Almir Vieira Nascimento. A entidade é reconhecida por incentivar o turismo, lazer e entretenimento dos consumidores do mercado GLS, defendendo os interesses e estimulando o aumento no volume de negócios de seus associados.

Operação Baixas Temperaturas atende pessoas em situação de rua no inverno

A Secretaria Municipal de Assistência Social deu início ontem, dia 17, à Operação Baixas Temperaturas, que tem como objetivo proteger e abrigar os moradores em situação de rua durante a estação mais fria do ano. Até o dia 31 de outubro, os 41 Centros de Acolhida e os 15 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Creca) da Cidade, que nesta época ampliam 20% suas vagas, estarão abertos em caráter emergencial para o acolhimento desta população, que fica exposta ao risco de morte provocado pelas baixas temperaturas.
Durante esse período, os moradores em situação de rua podem procurar voluntariamente qualquer um dos centros de acolhida municipais.
Além disso, cerca de 400 profissionais estão mobilizados exclusivamente para o trabalho de abordagem nas ruas. A secretaria intensificará a vigilância nos locais com grande concentração de população em situação de rua, por meio das equipes do Presença Social nas Ruas (PSR) do Projeto Atenção Urbana, dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Central de Atendimento Permanente e Emergência (Cape). É importante ressaltar que as pessoas são convidadas a ir para os albergues, mas não são obrigadas a aceitar o encaminhamento.
"Essa operação é uma ação intersecretarial, com o objetivo de preservar vidas. O papel do Poder Público é possibilitar o acesso da população em situação de rua aos serviços de acolhimento", afirma a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.

Além da Secretaria Municipal de Assistência Social, a operação conta com o envolvimento de outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias da Saúde, Infra-Estrutura Urbana e Obras, Transportes, Defesa Civil, o Samu e a CET.
A população também pode ajudar os moradores em situação de rua ao solicitar os serviços da Prefeitura por meio da Central de Atendimento Telefônico Ininterrupto ao Munícipe, pelos números 3228-5668, 3228-5554; Cape - 3397-8864/3228-2092; 199, da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil; 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; 153, da Guarda Civil Metropolitana; ou ainda pelo 156, do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Congresso Madeira 2010 acontece no próximo mês

Acontece em São Paulo, na FECOMERCIO, nos dias 22 e 23 de junho, das 9h às 18h, a 5ª edição do Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia - Madeira 2010. O Congresso é uma oportunidade para o setor se reunir e discutir suas interfaces de desenvolvimento na chamada economia de baixo carbono, em que renomados palestrantes irão avaliar o cenário empresarial e propor mecanismos e políticas capazes de manter a indústria de base florestal e de geração de energia vitoriosa e competitiva. São esperados cerca de 400 participantes do Brasil e exterior. O Instituto Besc de Humanidades e Economia é o idealizador do Congresso, que tem o patrocínio do BNDES, FECOMERCIO, FIBRIA, Petrobras, SEBRAE e Suzano Celulose e Papel.
As inscrições para o Congresso podem ser feitas pelo site WWW.madeira2010.com.br

SERVIÇO
5º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia - Madeira 2010
Data: 22 e 23 de junho de 2010
Horário: 9h30h às 18h no dia 22; e 9h às 18h no dia 23
Local: FECOMERCIO
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo/SP

Mais informações em www.madeira2010.com.br

Desafio National Geographic 2010

Mais de 4.200 escolas de todo o país já garantiram vaga no Desafio National Geographic 2010

Do total de instituições participantes, mais de 1.700 são da Região Sudeste. As inscrições continuam abertas até o dia 1º de junho, no site www.viagemdoconhecimento.com.br.

Estudantes das mais de 4.200 escolas inscritas no Desafio National Geographic 2010 já se preparam para a primeira prova que será realizada no dia 9 de junho nas próprias instituições. Com representantes de todas as 27 Unidades Federativas do Brasil, a competição estudantil ainda recebe inscrições até o dia 1º de junho, por meio de seu site oficial www.viagemdoconhecimento.com.br. Com o patrocínio da CAIXA Econômica Federal e o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o desafio é uma iniciativa da Editora Abril e da revista National Geographic Brasil que assim buscam contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins.

O Desafio National Geographic, que está em sua terceira edição, já reuniu mais de 500 mil alunos de todo o País em seus dois primeiros anos, em 2008 e 2009. "Por meio do patrocínio do Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic, a CAIXA apoia a disseminação da experiência da viagem e do turismo para professores, estudantes e suas famílias, contribuindo assim para o enriquecimento de conteúdos pedagógicos em escolas públicas e particulares em todo Brasil", afirma Edson Kikuchi, Gerente Nacional de Publicidade e Propaganda da CAIXA.

Sobre o concurso

Podem participar do Desafio National Geographic 2010 alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Os critérios e formas de inscrição do concurso são simples: basta que um responsável da instituição (diretor, coordenador ou professor de Geografia) inscreva sua escola no site oficial do desafio www.viagemdoconhecimento.com.br, onde encontra também o regulamento completo e todo o material de apoio.

1ª Fase - Local: a prova será aplicada no dia 9 de junho na própria escola participante, que deve fazer o download da prova no site www.viagemdoconhecimento.com.br a partir do dia 2 de junho. Nesta fase, não há restrição da quantidade de alunos participantes por escola e seus nomes não precisam estar previamente inscritos no concurso. Cada escola deverá fazer a correção das provas e inscrever um total correspondente a 5% de alunos na Fase Regional, até o dia 18 de junho.

2ª Fase - Regional: será realizada no dia 21 de agosto em várias sedes regionais distribuídas pelo Brasil, que receberão as provas já impressas e lacradas. Até o dia 27 de agosto, as sedes regionais devem enviar por sedex as folhas de respostas (gabarito e questão aberta) para a Editora Abril. O comitê gestor coordenará a banca de correção das provas.

3ª Fase - Nacional: a relação dos 20 estudantes que serão premiados com medalhas e uma viagem com todas as despesas pagas para a Fase Final em São Paulo será divulgada no site oficial do Concurso em 22 de setembro. A premiação da viagem se estende a um pai ou responsável e ao professor de cada um desses 20 estudantes. As provas da Fase Final serão realizadas entre os dias 14 e 17 de outubro, junto com um roteiro completo de eventos e passeios culturais, seguido pela cerimônia de encerramento e entrega de medalhas a todos os 20 finalistas participantes do Desafio National Geographic 2010.

Serviço:

Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2010
Quem pode participar do desafio: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
Inscrições gratuitas: até 1º de junho de 2010.
Como se inscrever: professores de Geografia ou a direção da escola inscrevem a instituição no site www.viagemdoconhecimento.com.br.
Fase Local (primeira prova): 09 de junho de 2010.
Regulamento completo e outras informações:
site: www.viagemdoconhecimento.com.br.

O Desafio National Geographic 2010 Brasil conta com o patrocínio da CAIXA Econômica Federal e apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Victor Civita / revista Nova Escola, Abril Educação - Editoras Ática e Scipione, Guias Quatro Rodas e revista Viagem e Turismo.

EXPOSIÇÃO - "DIÁRIOS DE VIAGEM

MUSEU DE ARTE BRASILEIRA DA FAAP APRESENTA A EXPOSIÇÃO - "DIÁRIOS DE VIAGEM: FOTOGRAFIAS DO REI LEOPOLDO III NO BRASIL"



O rei Leopoldo III (1901-1983) foi o quarto rei dos belgas. Sucedeu seu pai, o rei Alberto I, em 1934, e abdicou em favor de seu filho, coroado em 1951, rei Balduíno I.
Seu interesse pela fotografia teve início em seu 11° aniversário, quando ganhou de presente de sua mãe, a rainha Elisabeth (também fotógrafa), uma câmera Kodak Bull´s Eye e com esse equipamento registrou suas primeiras viagens ao exterior: aos Estados Unidos em 1919 e ao Brasil em 1920.
A viagem do então príncipe Leopoldo ao Brasil em companhia de seus pais, o rei Alberto I e a rainha Elisabeth, foi feita em reconhecimento à solidariedade que seu país recebeu dos brasileiros durante a I Guerra Mundial e também tinha o objetivo de estreitar laços culturais e econômicos.
Depois da abdicação, o rei Leopoldo III dedicou-se a viajar pelo mundo em expedições de caráter científico acompanhado de etnólogos, antropólogos, zoólogos e botânicos.
Na década de 1960, realizou quatro viagens ao Brasil: duas em 1962, uma em 1964 e outra em 1967.
Percorreu várias cidades e regiões brasileiras, detendo-se principalmente no Brasil Central e na Amazônia.
Em 1964 percorreu em dois meses e meio o Mato Grosso e a Amazônia, grande parte do tempo com os irmãos Villas Bôas, participando das expedições que travaram os primeiros contatos com os índios txicão.
Os diários de viagem de Leopoldo III foram publicados em 2004 e muitas das fotografias estão intimamente relacionadas com àquelas anotações.
A exposição apresenta 62 fotografias realizadas por Leopoldo III nas quatro viagens feitas ao Brasil nos anos 1960 e imagens do rei feitas por seus companheiros das várias expedições e mapas indicativos dos trajetos das 5 viagens do rei Leopoldo III ao Brasil.
Entre as fotografias, há registros importantes de diversas etnias, imagens de cidades brasileiras e paisagens amazônicas.
As fotografias pertencem ao Fundo Leopoldo III de Exploração e Proteção à Natureza, com sede no Museu de Ciências Naturais de Bruxelas.

Exposição: Diários de Viagem: Fotografias do rei Leopoldo III no Brasil
Início: 18 de maio de 2010
Encerramento: 18 de julho de 2010
Horário: de 3a. a 6a feiras das 10 às 20 horas.
Sábados, domingos e feriados: das 13 às 17 horas
Local: Museu de Arte Brasileira - FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903, Higienópolis CEP 012903 - 902 São Paulo, SP
Fone: 3662-7198

NOVO SOFTWARE DS SOLIDWORKS CAD 3D

Novo software DS SolidWorks CAD 3D coloca ao alcance de estudantes recursos que medem impacto ambiental de projetos

Totalmente integrada ao software SolidWorks Sustainability, a versão 2010-2011 do software SolidWorks Education Edition capacita os estudantes para carreiras em projetos sustentáveis; o novo software ajuda os futuros profissionais a analisar o impacto de cada peça sobre o ar, a água, o consumo de energia e a pegada de carbono

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., líder mundial no fornecimento de tecnologia para CAD 3D, anuncia o lançamento da versão 2010-2011 do SolidWorks Education Edition, um software de CAD 3D direcionado ao ensino da engenharia com novas e poderosas tecnologias para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Com o software SolidWorks Sustainability integrado, pela primeira vez, os estudantes do ensino superior terão à sua disposição informações aprofundadas sobre o impacto ambiental potencialmente significativo de suas opções como projetistas e engenheiros profissionais. Segundo Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil, atualmente, os estudantes querem saber como decidir pelas melhores opções. “Os estudantes de engenharia ficam entusiasmados com o desafio de inovar produtos e processos que minimizem a degradação ambiental. A DS SolidWorks está introduzindo na formação do profissional uma ferramenta que os ajuda a tomar decisões de projeto sustentáveis, de uma forma simples e eficaz", afirma.

Decisões difíceis se tornam fáceis

O software SolidWorks Sustainability ajuda a quantificar o impacto potencial das montagens de CAD sobre o ar, a água, o consumo de energia e a pegada de carbono, desde o fornecimento da matéria-prima até a fabricação, a utilização e o descarte.

Ao projetar um produto, os estudantes de engenharia tradicionalmente se concentram em questões como custo, massa, rigidez e resistência à tensão. Embora esses fatores afetem a utilidade de um produto, o SolidWorks Sustainability calcula valores ambientais igualmente importantes: o impacto de todo o conjunto em termos de extração de matérias-primas, processamento de material, fabricação de peças, montagem, utilização e descarte, incluindo o transporte em cada uma dessas fases. O software SolidWorks Sustainability inclui uma ferramenta para seleção de material que realiza, em tempo real, uma comparação entre a montagem e um projeto de referência, permitindo tomar melhores decisões. O software também gera automaticamente relatórios personalizados das análises de sustentabilidade, ajudando a tomar decisões de engenharia que podem ser compreendidas por pessoas que não são da área técnica.

Avaliação automática do impacto ambiental

De acordo com Oscar Siqueira, o software SolidWorks Sustainability permite que análises quantificadas de sustentabilidade sejam incorporadas ao aprendizado de projetos sem exigir que os estudantes conduzam projetos de pesquisa independentes. "Os alunos podem agora avaliar seus projetos automaticamente, mas com informações detalhadas sobre cada variável, e tomar decisões corretas com impacto positivo sobre o planeta”, comenta.

O SolidWorks Education Edition 2010-2011 também inclui todos os aperfeiçoamentos da nova versão comercial do software de projeto da DS SolidWorks, o SolidWorks 2010, incluindo o SolidWorks Simulation Premium, um conjunto abrangente e poderoso de ferramentas para simulação, que inclui respostas não lineares e dinâmicas, bem como materiais compostos.

Formas de acesso para os estudantes

O SolidWorks Education Edition 2010-2011 é distribuído através da rede de computadores de instituições de ensino, mas qualquer estudante, no entanto, pode adquirir individualmente o SolidWorks Student Edition 2010-2011.

As instituições que usam o software SolidWorks também dispõem de capacidade exclusiva de disponibilizar o SolidWorks para estudantes e professores fora da sala de aula e do campus através da nova SolidWorks Student Access Initiative (Iniciativa de acesso ao SolidWorks para estudantes). Com o SolidWorks em seus laptops e PCs residenciais, os estudantes podem colaborar e concluir seus trabalhos quando, onde e da maneira que desejarem.

Novos recursos disponíveis

Através da incorporação dos melhoramentos do SolidWorks 2010, o SolidWorks Education Edition 2010-2011 inclui novos recursos abrangentes para produtividade de modelagem, simulação, publicação e gerenciamento de dados. Além disso, o software educativo inclui:

• Teste de avaliação gratuito e (caso a pessoa seja aprovada) a certificação de Associado Certificado SolidWork (CSWA). Essa certificação prepara os estudantes para o ambiente de trabalho, motiva-os a continuar o aprendizado e comprova serem bons candidatos para trabalharem nas áreas de projeto e a engenharia.

• "Manual do Instrutor de Ensino do Software SolidWork" com lições, apresentações em PowerPoint, avaliações e dicas. Para os estudantes, está disponível o "Guia do Aluno de Aprendizado do Software SolidWorks" correspondente.

• Novos tutoriais e currículos que abrangem projeto, modelagem e visualização, tornando o STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na sigla em inglês) relevante para o aluno. Novos tutoriais de simulação incluem problemas de verificação e normas internacionais (benchmarks NAFEMS) para ajudar os alunos a assegurarem que os projetos funcionarão corretamente no mundo real. (Através de uma parceria com a STEM Academy, a DS SolidWorks está apresentando o ensino de projeto sustentável orientado pela STEM a alunos do jardim de infância. Essa educação é realizada até o ensino médio, incluindo a ênfase em carreiras relacionadas com STEM para estudantes do sexo feminino e minorias).


Sobre a Dassault Systèmes SolidWorks Corp.

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores.
No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo. Para obter mais informações, visite o site da empresa www.solidworksbrasil.com.br

Tuca lamenta morte do ator Marcos Cesana

O Tuca lamenta a morte do ator, jornalista, dramaturgo e roteirista de TV e cinema Marcos Cesana (FOTO), ocorrida nesta madrugada (18/5), em São Paulo. Cesana tinha 44 anos e estava em cartaz no teatro da PUC-SP com o espetáculo Alma boa de Setsuan, em temporada de grande sucesso, desde o dia 14 de agosto de 2009.
Cesana participou de mais de uma centena de filmes publicitários e de diversos espetáculos teatrais como Ricardo III, Felizes para sempre e Charutos. Também escreveu as peças Desamparo e Ninguém fala de amor como você e foi roteirista do filme Olho de boi (2007).
No cinema, participou ainda de curtas e longas-metragens, com diretores como Laís Bodansky, João Batista de Andrade e Hermano Penna. Na TV, integrou as novelas Da cor do pecado e Cidadão brasileiro, além do teleteatro Quando as máquinas param.
A produção do espetáculo Alma boa de Setsuan ainda não divulgou o nome do ator que substituirá Cesana, nos papéis de policial, tapeceiro e Bonzo, mas informou que os espetáculos continuam ocorrendo normalmente nos próximos finais de semana.

CIEE ABRE VAGAS PARA OFICINAS GRATUITAS DE CAPACITAÇÃO

Como resolver problemas de forma prática? Essa é uma capacidade valorizada nas empresas e muito observada nos candidatos durante as dinâmicas de grupo. Para auxiliar os estudantes nessa questão, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) acaba de lançar a oficina gratuita Inteligência prática na resolução de problemas, que fornece ferramentas para aprimorar o processo de análise de problemas e tomada de decisão, aumentando as chances da conquista de uma vaga de estágio.

Com carga horária de três horas, a oficina presencial vem se somar a outros quatro da grade gratuita do CIEE voltados a estudantes cadastrados no seu banco de dados: Imagem profissional, Atitude empreendedora, Atenção concentrada: desenvolva essa habilidade e Práticas de seleção.

Elas são ministradas para turmas de 20 alunos no Prédio-escola do CIEE (Rua Genebra, 57/65, Centro, São Paulo/SP). “Quem participar, além de agregar pontos no currículo, poderá ter preferência no encaminhamento a oportunidades de estágio, considerando que as empresas que nos procuram demandam por candidatos mais qualificados”, destaca Viviane Massa, supervisora do Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional.

Inscrições pelo site: www.ciee.org.br, clicar no ícone “Oficinas”, onde há um descritivo dos conteúdos de cada módulo, revisados e atualizados em 2010, e as datas programadas para as próximas turmas

Sobre o CIEE

Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

Estresse pode levar à obesidade

Em estudo divulgado recentemente, cientistas israelenses encontraram um gene que nos faz sentir vontade de comer doces e alimentos gordurosos quando se está estressado. Hoje, na correria do dia-dia a expressão mais comum é ouvir dizer que “alguém esta estressado”. Não é mesmo? Então, o melhor conselho é relaxar e buscar um acompanhamento médico especializado.

Para testemunhar esta realidade não é preciso ir muito longe. Este comportamento é comum entre as mulheres, e que somatizados, com a TPM aumenta ainda mais o desejo por alimentos calóricos e ricos em açúcar. O desejo incontrolável no meio da tarde e ao final do dia em comer algo “saboroso”, torna-se cada vez mais constante nos escritórios, consultórios, redações e constitui uma imensa bomba calórica.
De acordo com o pesquisador Alon Chen, do Weizmann Institute, em Israel, o estudo de que participou queria descobrir por que as pessoas recorrem aos biscoitos calóricos, por exemplo, quando se sentem sob estresse em cada ou no trabalho. Os cientistas perceberam, durante experimentos com ratos, que um determinado gene bombeia uma proteína – a Ucn3 – em momentos de tensão.
A Ucn3 afeta músculos, fígado, pâncreas, coração etc e, produzida no cérebro, aumenta o apetite e nosso grau de satisfação, além de alterar o modo como o corpo usa a insulina. – hormônio crucial para o processamento do açúcar em energia. Assim, o gene recém descoberto estaria ligado não apenas à obesidade, mas também ao diabetes tipo 2.
A conclusão do estudo é que devemos ter cuidado com nosso nível de estresse. Se ele estiver constantemente alto, fora de controle, o risco de engordar e adoecer aumenta muito.

Leia a íntegra do estudo na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences (http://www.pnas.org/)

Prédio do Cine Marrocos receberá a Secretaria de Educação e fará parte da Praça da Artes

Como parte do projeto de Revitalização do Centro, o prefeito Gilberto Kassab autorizou a declaração de utilidade pública do prédio do antigo Cine Marrocos, localizado na Rua Conselheiro Crispiniano. O local abrigará a sede da Secretaria Municipal de Educação e integrará a Praça das Artes.

O prédio, construído na década de 40, receberá 850 funcionários da Educação, desde o gabinete do secretário, órgãos centrais até os Conselhos Municipais de Educação, Alimentação e Fundeb. O saguão, que é tombado, será restaurado e utilizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura para atividades de trabalho de ambas as pastas, e ainda de cultura e artes. É nesta área que fica também o cinema, com capacidade para mil pessoas.

O objetivo do prefeito é aproximar a Secretaria da Educação do seu gabinete e também das demais secretarias, a fim de que as ações integradas sejam mais ágeis e eficientes. Além disso, ao compartilhar espaço com a Secretaria de Cultura, a Educação poderá desenvolver outras atividades conjuntas com a pasta.

De acordo com o secretário de Educação, Alexandre Schneider, a proposta do prefeito foi recebida com entusiasmo e permitirá à pasta da Educação participar deste grande projeto de revitalização do importante centro histórico de São Paulo. A expectativa da Secretaria é se mudar para o local no início de 2012.

"O hall de entrada do cinema, um espaço tombado e belíssimo, será aberto e integrado à Praça das Artes", explica o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil. Tanto o hall como a sala de cinema terão usos compartilhados pelas pastas.

O decreto de declaração de utilidade pública deverá ser publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (20).


Praça das Artes

A Praça das Artes irá recuperar a área conhecida como "quadra 27" - delimitada pela Avenida São João e pelas ruas Conselheiro Crispiniano e Formosa - que está atualmente degradada do ponto de vista urbanístico e arquitetônico. O projeto foi idealizado pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura, Marcos Cartum e desenvolvido pelo Escritório Brasil Arquitetura.

Além de transformar a atual configuração da quadra, a implantação da Praça resolverá um antigo problema do Teatro Municipal de São Paulo que, na ausência de um espaço próprio para os ensaios de seus corpos artísticos, realiza atualmente essas atividades em locais inadequados ou no próprio palco do teatro, reduzindo pela metade sua capacidade para receber espetáculos.
O novo pólo cultural servirá também como local de ensaio das orquestrais, corais, companhias de dança e do quarteto de cordas. E, também vai abrigar as escolas municipais de música e bailado.

Prefeito e governador participam da implantação da CPTran na capital

O prefeito discursa durante cerimônia que implementou o CPTran
Fotos: Luiz Guadagnoli/Secom

O prefeito discursa durante cerimônia que implementou o CPTran


Charles Roberto Santos Prefeito e governador participam da implantação da CPTran na capital ter 18:11 37 KB O prefeito Gilberto Kassab participou nesta terça-feira (18) da cerimônia de implantação do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), realizada pelo governador Alberto Goldman. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no bairro da Luz, na região central da Capital. Goldman também fez a entrega simbólica de 190 veículos para o órgão.

No total, o CPTran contará com 75 automóveis - oito viaturas Chevrolet S-10 e 67 viaturas VW modelo Parati - e 115 motos Yamaha - 100 modelos XTZ 250 e 15 XT 660R.

O prefeito elogiou o reforço na fiscalização de trânsito e enalteceu a parceria com o Governo do Estado. "A implantação do CPTran aumentará a segurança da cidade e vai melhorar a qualidade da gestão do trânsito. A Polícia Militar tem a possibilidade de paralisar os veículos", afirmou Kassab.

Efetivo da CPTran nas ruas da capital será de 1.600 policiais


CPTran

O CPTran é um órgão subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC). Extinto em 2002, foi recriado por meio de decreto em 27 de abril de 2010. A ativação do CPTran tem como objetivo aumentar a eficiência da fiscalização, pois a Polícia Militar tem atribuições que estão fora da alçada da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Uma de suas ações mais importantes será a Operação Direção Segura, que fiscaliza condutores de veículos que possam estar alcoolizados.

A cerimônia marcou também a entrega de 190 veículos ao órgão
"O mais importante será o cumprimento da Lei Seca. Porque lei tem que ser cumprida. E só um policial militar pode aplicá-la", disse Goldman. De acordo com o governador, o efetivo do CPTran será ampliado de 1.300 para 1.600 policiais.

O trabalho da CPTran reforçará a fiscalização de trânsito realizada pelos profissionais da CET. Atualmente, o órgão conta com 2.280 agentes e 818 veículos (entre carros e motos).

Kassab participa da inauguração de Centro de Atendimento ao Trabalhador na região central


Prefeito Gilberto Kassab participa da inauguração da nova sede do CEAT, ao lado do Dom Cláudio Hummes e Dom Odilo Scherer - Fotos: Ricardo Fonseca/Secom

O prefeito Gilberto Kassab participou nesta terça-feira (18) da inauguração do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT) Cardeal Dom Cláudio Hummes, na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, região central da cidade. O local será mais um ponto de intermediação entre desempregados e empresas com vagas de trabalho disponíveis. Esta é a 12ª unidade da rede a entrar em funcionamento na cidade e tem capacidade para atender 750 pessoas por dia.

"Temos diversas organizações que fazem este serviço na cidade, e o CEAT é um dos centros de organização de excelência que presta este trabalho. Esta unidade do centro vai atender um grande número de pessoas", disse Kassab.

O centro permitirá aos interessados dar entrada no seguro-desemprego, emitir carteira profissional, receber orientação e se candidatar a um dos cursos de qualificação profissional que a instituição oferece.
Participaram da inauguração a presidente do CEAT, Jorgette Oliveira, o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, o cardeal arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o prefeito da Congregação para o clero na Cúria Romana, Dom Cláudio Hummes, entre outras autoridades.


Prefeito discursa durante cerimônia realizada na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

África Contemporânea é tema de curso na PUC-SP

Objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passa a África atualmente

O Brasil é o país com o segundo maior número de habitantes negros do planeta, atrás apenas da Nigéria. Apesar disso, o conhecimento dos brasileiros sobre o continente africano ainda é muito restrito. No entanto, a necessidade de informações atualizadas sobre o tema vem crescendo expressivamente nos últimos anos, tanto por causa da lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, quanto pelo incremento no comércio e intercâmbio cultural entre o Brasil e os países africanos.

Para atender essa demanda, a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), está oferecendo o curso "África Contemporânea: Introdução à Política, Economia e Conflitos Sociais no Continente Africano". O objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passa a África atualmente. Com essa abordagem inovadora, o curso pretende proporcionar aos profissionais elementos para compreender a trajetória do continente africano desde a África Colonial e Pós-Colonial até o presente.

O programa adota a perspectiva das transformações econômicas no sistema capitalista como motivadores do colonialismo europeu na África, além de contemplar aspectos políticos que motivaram o processo de colonização e descolonização no continente africano. Também analisa a dinâmica econômica e comercial, com ênfase para os processos de regionalização e abertura comercial e financeira por que tem passado vários Estados africanos.

Dirigido a profissionais e universitários das áreas de Pedagogia, Educação, Relações Internacionais, Economia, Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Psicologia, Letras, Artes e Jornalismo, além de interessados em geral, o curso tem início em 26 de Julho para a turma A, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas e 21 de Agosto para a turma B, com aulas sempre aos Sábados, das 9h às 12h, na Unidade Cogeae Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

PUC-SP abre matrículas para curso que trata de saúde e sexualidade responsável

Curso tem objetivo de capacitar profissionais que lidam com crianças, jovens e adolescentes para abordar questões sobre sexualidade responsável, saúde sexual, reprodutividade e qualidade de vida

A cada ano, segundo o Ministério da Saúde, 4 milhões de adolescentes tornam-se sexualmente ativos no Brasil; também é significativo o aumento da taxa de nascimentos entre mães de 10 a 19 anos. Mesmo assim, falar de sexo ainda é uma tarefa complicada, o tema segue cercado por preconceitos.
A proposta deste curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), é capacitar profissionais que lidam com crianças, jovens e adolescentes para abordar questões sobre sexualidade responsável, saúde sexual, reprodutividade e qualidade de vida. Além disso, o objetivo é capacitar o educador a elaborar projetos de atividades correlacionados com a educação sexual.
Dirigido a professores do Ensino Fundamental e Médio, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e professores de educação física, o curso tem início em 2 de Agosto e aulas sempre as segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Unidade Cogeae Consolação que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Nube abre vaga para Analista de RH em São Paulo

Profissional atuará com aplicação de treinamentos para clientes externos. O prazo para enviar o currículo é até 31 de maio

O Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios está com uma vaga aberta para jovens formados em Psicologia, Administração com ênfase em RH e Pedagogia. Conhecimentos em desenvolvimento, aplicação de treinamentos comportamentais e formatação de material didático são um diferencial.

O local de trabalho será no Centro de São Paulo, próximo ao Metrô República. O aprovado desenvolverá, a princípio, treinamentos para os clientes internos de acordo com programação dos departamentos. Depois desse período, atuará com integração e desenvolvimento de competências, realizará entrevistas de desligamento, ministrará treinamentos comportamentais e criará novos cursos, de acordo com as necessidades das áreas.

Completam o perfil do profissional excelente comunicação oral e escrita, criatividade, foco no resultado, bom humor e flexibilidade. O candidato deve ter veículo próprio, domínio dos recursos do pacote Office e demais aplicativos. Pós-graduação em áreas afins será bem-vinda.

A carga horária será de 8 horas diárias, das 9h às 18h. Os benefícios oferecidos pela empresa são:

- Salário de R$ 2.300,00 a R$ 2.400,00 por mês (o valor varia de acordo com o desempenho);

- Vale refeição: R$ 10,00 ao dia;

- Vale transporte de até R$ 8,00 por dia;

- Assistência médica com co-participação;

- Reembolso das despesas nas visitas aos clientes.

Para concorrer à oportunidade o candidato deverá encaminhar o currículo (no máximo duas páginas) para o e-mail rh@nube.com.br com o assunto "Nube - Treinamento" até o dia 31 de maio.

Somente currículos correspondentes ao perfil solicitado serão analisados.

Sobre o Nube
Há 12 anos no mercado, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Possui 5 mil empresas clientes, 8,5 mil instituições de ensino conveniadas em todo o país e já colocou mais de 250 mil estagiários no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário por meio de relatórios de atividades semestrais. Anualmente, são realizadas 6 milhões de ligações, enviados 1,2 milhão de SMS e 360 mil encaminhamentos de candidatos. O banco de dados conta com 2 milhões de estudantes cadastrados, que podem concorrer às milhares de oportunidades de estágio oferecidas mensalmente. O cadastro é GRATUITO e pode ser feito no site www.nube.com.br

Diagnóstico precoce do câncer colorretal aumenta a sobrevida do paciente em até 40%

Pessoas acima dos 50 anos devem fazer o exame de sangue oculto nas fezes anualmente. Em caso positivo, a colonoscopia é indicada para investigação e retirada de pólipos que podem ser tumor. O procedimento é a própria prevenção.
Fatos relevantes:

- Dados da Estimativa 2010 do Instituto Nacional do Câncer - INCA, indicam que o número de casos novos de câncer de cólon e reto estimado para o Brasil no ano de 2010 será de 13.310 casos em homens e de 14.800 em mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 14 casos novos a cada 100 mil homens e 15 para cada 100 mil mulheres.

- Em termos de incidência, o câncer de cólon e reto configura-se como a terceira causa mais comum de câncer no mundo em ambos os sexos e a segunda causa em países desenvolvidos. Cerca de 9,4%, equivalendo a um milhão de casos novos, de todos os cânceres são de cólon e reto.

- Dados da Epidemiologia do Hospital 9 de Julho revelam crescimento de casos de câncer colorretal diagnosticados de 53, em 2008, para 74, em 2009. Um crescimento de 40%.

- A sobrevida para esse tipo de neoplasia é considerada boa, se a doença for diagnosticada em estádio inicial. A sobrevida média global em cinco anos se encontra em torno de 55% nos países desenvolvidos e 40% para países em desenvolvimento.

TAGS.: câncer colorretal, diagnóstico precoce, exame de sangue oculto nas fezes, colonoscopia


São Paulo, maio de 2010 - Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que os tumores malignos que acometem o cólon (intestino grosso) e o reto representam a terceira causa mais comum de câncer no mundo em ambos os sexos e a segunda causa em países desenvolvidos, após o câncer de mama, com uma estimativa de 2,4 milhões de novos casos nos últimos cinco anos. Ou seja, a cada ano estimam-se em 945 mil casos novos.

Estatísticas mais recentes sobre a mortalidade, referentes a 2007, do Boletim Epidemiológico Paulista, apontam que as neoplasias malignas foram responsáveis por 17,20% dos óbitos dos residentes no Estado de São Paulo, tendo o câncer colorretal representado 9,34% do total de óbitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer colorretal aparece entre os cinco mais prevalentes em homens e mulheres. A maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos, com risco aumentado a partir dos 40 anos.

No Hospital 9 de Julho em São Paulo, o aumento dos casos diagnosticados de câncer colorretal confirmam os números do INCA. Em 2009, de um total de 2.495 neoplasias diagnosticadas entre os pacientes do hospital, 432 foram de neoplasias malignas do aparelho digestivo, sendo 74 de câncer colorretal. Na comparação, o número de casos diagnosticados aumentou de 53 para 74, um crescimento de 40% de 2008 para 2009.

Apesar de ser um câncer bastante agressivo, a vantagem do tumor colorretal é que, quando detectado em seu estágio inicial, possui grandes chances de cura, diminuindo as taxas de mortalidade associada ao tumor cerca de 40%. Um estudo recente, publicado na revista científica The Lancet, indica que um único exame de reto e da última parte do cólon em pessoas entre 55 e 64 anos permite reduzir a mortalidade por câncer colorretal em 43%. O exame, chamado de sigmoidoscopia, verifica a existência de pólipos na parte final do intestino, onde são encontrados dois terços dos casos de câncer colorretal. A sigmoidoscopia é menos completa que a colonoscopia, que avalia todo o intestino.

Para o Dr. José Luiz Capalbo, gastroenterologista do Hospital 9 de Julho e coordenador do Centro de Referência em Gastro, pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Caso haja histórico familiar para o câncer colorretal, a idade para começar os exames baixa para 40 anos. Se, além disso, a pessoa apresentar polipose familiar do cólon, o exame deve ser feito independentemente da idade.

Pessoas com exame positivo de sangue oculto nas fezes devem fazer a colonoscopia para pesquisar a existência de pólipos. A colonoscopia é mais completa, pois avalia toda a parede intestinal para a pesquisa de pólipos do tipo adenomatosos, que indicam maior possibilidade de tumor. "A grande vantagem da colonoscopia é que o exame, além de constatar a presença de pólipos, serve para sua retirada, em um único procedimento", comenta o médico. Caso sejam encontrados pólipos, é necessária a realização de biópsia endoscópica com estudo histopatológico para o diagnóstico completo da doença. Em alguns casos, quando a biópsia indicar que a margens não estão livres, é preciso fazer um novo procedimento para retirada o tecido doente remanescente.

Fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento - Os fatores de risco para o câncer colorretal são: idade superior a 50 anos, histórico familiar de câncer de cólon e reto, dieta com alto teor de gordura animal, condimentos, defumados e embutidos e baixo teor de cálcio, obesidade e sedentarismo. Também são fatores de risco as doenças inflamatórias do cólon, além da polipose adenomatosa dos cólons.

Dietas ricas em frutas, vegetais, fibras, cálcio e pobre em gorduras animais são recomendadas para a boa saúde do intestino. A ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcoólicas deve ser evitada. Além da dieta saudável, é indicada a prática de atividades físicas.

Os sintomas em pessoas acima de 50 anos são anemia de origem indeterminada e que apresentam suspeita de perda crônica de sangue no hemograma. Outros sintomas são dor abdominal, constipação, diarréia, náuseas etc. O tratamento, uma vez confirmado o diagnóstico de câncer colo retal, é cirúrgico, com a retirada da parte do intestino afetada e os linfonodos próximos a essa região.

A possibilidade de recidiva do tumor é diminuída com a quimioterapia e, mais raramente, a radioterapia, associadas ou não. "A detecção precoce é fundamental para evitar as metástases para fígado, pulmão e outros órgãos anexos, quando as chances de cura diminuem", conclui o Dr. Capalbo.

Colonoscopia virtual é uma grande promessa - Existe um exame, que ainda não é padrão ouro, mas que pode se firmar como uma alternativa à colonoscopia tradicional: a colonoscopia virtual. Trata-se de um procedimento não invasivo realizado através de uma tomografia computadorizada especial, onde os pólipos podem ser detectados com riqueza de detalhes e precisão. Por ser um exame de imagem, não causa tanto desconforto no paciente, já que a maioria dos que passam pela colonoscopia não precisa necessariamente fazer a ressecção de pólipos. "Não é preciso um período de recuperação, nem anestesia. Os pacientes podem voltar a trabalhar logo após o fim do exame", afirma o Dr. Capalbo.

A "pantera" Farrah Fawcett lutou contra o câncer colorretal

A atriz norte-americana Farrah Fawcett, famosa pelo seriado "As Panteras", é um exemplo de luta contra o câncer colorretal. Ela lutava contra o tumor desde setembro de 2006. Em outubro do mesmo ano, Farrah se submeteu a uma cirurgia para retirar um tumor do intestino grosso e fez sessões de quimioterapia e radioterapia durante seis semanas. Quatro meses depois, a atriz recebeu o diagnóstico de que estava curada e recebeu alta no final de 2007, quando anunciou, eufórica, ter vencido a doença. No entanto, tempos depois, revelou que o tumor havia voltado. Farrah morreu no dia 25 de Junho de 2009. Curiosamente, Farrah Fawcett faleceu no mesmo dia em que o rei do pop Michael Jackson, fazendo com que a notícia de sua morte fosse ofuscada na grande maioria dos jornais do mundo.

Sobre o Hospital 9 de Julho - Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade e tem focado seus investimentos no atendimento de traumas e na criação de Centros de Especialidades (Oncologia, Dor e Neurocirurgia Funcional, Gastro, Coluna, Rim e Medicina do Exercício e do Esporte).

Com cerca de 1,5 mil colaboradores e 3,8 mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 285 leitos, sendo 60 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, especialistas em procedimentos de alta complexidade, além de um Centro Cirúrgico com capacidade para até 14 cirurgias simultâneas.
WEBSITE WWW.hospital9dejulho.com.br
BLOG WWW.pordentrodo9dejulho.com.br

PUC-SP abre matrículas para especialização em Gerontologia

Curso tem por objetivo formar especialistas competentes em sua relação cotidiana com o segmento idoso, inclusive quanto às implicações sócio-econômicas, regionais e culturais do envelhecimento


A população idosa vem crescendo significativamente no Brasil, fato que precisa ser avaliado, não apenas pelas esferas governamentais, por meio de políticas específicas, como pela sociedade como um todo.

Se, por um lado, as questões ligadas ao tema são complexas e demandam saberes bastante diversificados, sobretudo por parte dos profissionais que trabalham diretamente com o idoso; por outro, é grande o número de pesquisas que têm na velhice e no processo de envelhecimento o objeto central de suas investigações, produzindo vasta produção científica, que aborda desde aspectos relacionados à identidade e subjetividade, às trocas sociais e afetivas e à família, até questões relativas ao trabalho, à saúde e às políticas públicas e sociais.

Este curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), tem por objetivo formar especialistas competentes em sua relação cotidiana com o segmento idoso, inclusive quanto às implicações sócio-econômicas, regionais e culturais do envelhecimento, daí o seu caráter interdisciplinar, que abrange conhecimentos sociológicos, econômicos, políticos, psicológicos, filosóficos, biológicos, entre outros.

O corpo docente responsável pelo projeto é constituído de professores titulados, que desenvolvem pesquisas nas diversas disciplinas envolvidas e com grande prática profissional em suas especialidades.

Dirigido a portadores de diploma de graduação nas áreas de psicologia, gerontologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina, direito, educação, enfim, a todos os graduados interessados em aprofundar conhecimentos sobre o envelhecimento, o curso tem início em 7 de Agosto e aulas sempre aos sábados, das 8h30 às 17h30, na Unidade Cogeae Sorocaba que fica na Praça Dr. José Ermírio de Moraes, 290 - Jd. Vergueiro - Sorocaba.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Programa Saúde no Esporte eleva a qualidade de vida da população

A prática da atividade física melhora a qualidade de vida e diminui o estresse, garantindo mais saúde para quem exercita o corpo com consciência. Pensando isso, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação criou o Programa Saúde no Esporte (PSE).

"Esse programa está sendo desenvolvido com a parceria de várias secretarias municipais. Além da Secretaria do Esporte, as pastas de Saúde, do Verde e Meio Ambiente e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida estão engajadas nessa idéia", explica Carlos Vazzoler, responsável pelo programa.
Atualmente, a alimentação inadequada, com o consumo excessivo de açúcar e gorduras saturadas e o uso de bebidas alcoólicas, do tabaco e drogas ilícitas, compromete o bem-estar e torna o processo de envelhecimento da população brasileira similar ao de países desenvolvidos. Pessoas com mais de 45 anos, por exemplo, respondem por 70% dos casos de artrite/reumatismo, câncer, diabetes, hipertensão e doenças de coração. Os mais jovens também precisam ser orientados, já que o uso exagerado do computador pode trazer graves conseqüências.
Com o objetivo de direcionar as pessoas para práticas saudáveis e reduzir os fatores de risco à saúde que o programa Saúde no Esporte desenvolve um trabalho nos Clubes Escola. "O objetivo é auxiliar a população na prevenção da saúde, melhorar a qualidade de vida e diminuir os custos com problemas de saúde para os menos favorecidos", explica Vazzoler. Dentistas, enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos colaboram nesses procedimentos.
No período entre março e novembro de 2009, um levantamento feito pelo PSE nos Clubes Escolas apontou, por exemplo, que 89% do grupo analisado apresentou controle ou melhora da pressão arterial; 64% registrou diminuição do peso; e foi contatada regressão das manchas brancas ativas de cáries em 84% dos dentes após aplicação intensiva de flúor. "Tínhamos uma grande expectativa, mas nessa ocasião o objetivo foi triplicado", enfatiza Vazzoler.
A interação entre o público e os atendentes gerou desenvolvimento de sugestões e temas para palestras a serem dadas pelas próprias equipes de atendimento, além de estabelecer uma relação de confiança de ambas as partes, o que facilitou para o esclarecimento de temas como educação, saneamento, habitação, trabalho, alimentação e meio ambiente.
Os 80 modelos de atividades mobilizaram tanto ações coletivas, como a realização de palestras, dinâmicas e grupos de controle, quanto ações individuais, nas avaliações, no atendimento e nas orientações.
A preocupação com a eficiência na orientação multiprofissional coletiva, o respeito e a valorização dos usuários e a melhoria na qualidade de vida de cada um foram metas atingidas pelos profissionais, que também tiveram a oportunidade de aprender com aqueles que fizeram parte do programa.
Hoje, o programa Saúde no Esporte está presente em 50 Clubes Escola e atende mais de 150.000 usuários por mês. No entanto, a expectativa da equipe coordenada por Carlos Vazzoler é ainda maior: "A idéia é expandir o programa para todos os Clubes Escolas da Cidade. Já trabalhamos aos finais de semana nos eventos da Prefeitura, como foi no caso da Virada Cultural", concluiu.

Cras Sé participa do 1º Mutirão da Cidadania da Bela Vista

A Secretaria Municipal de Assistência Social participou no último sábado, dia 15, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Sé, do 1º Mutirão da Cidadania da Bela Vista, uma ação articulada que envolveu diversos órgãos públicos e associações comunitárias para atendimento à população local, nas áreas jurídica, de previdência social e saúde.
O evento, que contou com a visita da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, foi organizado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, em parceria com a Rede Social Bela Vista. "Ações como esta fortalecem as relações com a comunidade", disse a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
O mutirão na Praça 14 Bis reuniu estandes de 15 órgãos públicos e entidades comunitárias, entre as quais a Defensoria Pública Estadual, INSS, Justiça Federal, Secretaria Municipal da Fazenda e Associação da Medula Óssea.
No espaço da Secretaria de Assistência Social, uma equipe multiprofissional esclareceu os visitantes sobre o funcionamento, o trabalho e os benefícios oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social da Sé: "Queremos ficar mais próximos da população e, com isso, temos a oportunidade de apresentar os nossos serviços, como os programas de transferência de renda, que incluem o Bolsa Família, o Renda Mínima e o Renda Cidadã", disse a coordenadora de Assistência Social da região Centro-Oeste, Margarida Yoshie Yuba.
O Mutirão da Cidadania já percorreu vários municípios do estado de São Paulo, com eventos em Marília, Garça e Pompéia, totalizando 3.663 atendimentos à população.