Assista nossos Programas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A importância da manutenção do ar condicionado‏

Equipamento sem manutenção pode causar doenças e aumentar as despesas com energia elétrica

As temperaturas não param de subir e, para suportar o forte calor, os brasileiros recorrem ao ar condicionado, seja nos ambientes de trabalho ou nas residências, em busca de conforto e bem-estar. O que nem todos sabem é que a falta de manutenção desse equipamento pode torná-lo um verdadeiro vilão para a saúde e bolso dos consumidores. Sobre esse tema, o engenheiro da STR Ar Condicionado, Eulógio Ramaciotti, responde as principais dúvidas e faz um alerta para os encalorados que não abrem mão de um ar refrigerado.

1- O que caracteriza o uso inadequado de um ar condicionado?

O uso inadequado diz respeito à falta de manutenção do equipamento. A maioria das pessoas e empresas tem o hábito de usar o ar condicionado diariamente, durante muitas horas ininterruptas, e esquecem que, como qualquer outro produto, ele acumula sujeira e precisa ser limpo com regularidade.

2- Quais problemas a falta de manutenção pode causar?

Quando a manutenção não é feita regularmente, o equipamento se torna um reservatório de poeiras, acáros e bactérias. Essa proliferação de microorganismos é altamente nociva para nossa saúde e pode causar, entre outros sintomas, irritação das mucosas, pele e olhos, dor de cabeça, mal estar, fadiga, dificuldade de concentração e até problemas respiratórios. Além disso, um ar condicionado sem manutenção chega a gastar até duas vezes mais energia elétrica dos que os condicionadores em boas condições.

3- Quais fatores nos ajudam a detectar problemas no ar condicionado?

É fácil perceber quando os equipamentos, principalmente os residenciais, precisam de manutenção. A característica mais comum nesses casos é a diminuição do rendimento do condicionador, que não consegue resfriar devidamente o ambiente. Odor desagradável e aumento do consumo de energia sem motivo aparente também são sinais de que alguma coisa está errada.

4- Existe uma frequência ideal para fazer a manutenção de um ar condicionado?

Em residências, o indicado é fazer uma manutenção básica a cada dois meses. E, pelo menos uma vez ao ano, é aconselhável uma limpeza química realizada por profissionais. Este procedimento requer a remoção do equipamento para a oficina, desmontagem e limpeza interna com produtos químicos bactericidas e biodegradáveis. Pode ser feito pelo fabricante ou assistência autorizada. Para condicionadores de empresas, o ideal é uma checagem mensal, também realizada por uma equipe especializada.

5- Como a manutenção básica é feita?

R: Alguns procedimentos básicos de conservação podem ser facilmente realizados pelo próprio consumidor. Basta retirar o filtro de ar, utilizado para a retenção de poeira grossa, e remover as impurezas com água corrente e sabão neutro. É importante que o filtro esteja totalmente seco antes de retornar ao equipamento. Esse processo deve ser repetido a cada dois meses de uso do ar condicionado.


Sobre a STR

Fundada em 1991, a STR é hoje uma das principais referências no segmento de ar condicionado em todo o país. Presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraná e Mato Grosso, a empresa conta, atualmente, com 229 profissionais treinados para oferecer soluções inovadoras em climatização. Do portfólio da STR fazem parte os equipamentos das marcas LG, Toshiba, Carrier, Fujitsu, Mitsubishi, Midea, entre outros. A empresa oferece amplos show rooms e consultoria completa para atender as necessidades de residências e instituições públicas e privadas.

Fonte: Prestigerp

Nenhum comentário:

Postar um comentário